Pré-Projeto de Pesquisa Pronto

Então você está nesta fase tão importante da construção de um TCC e procura um Pré-Projeto de Pesquisa Pronto para se basear? Trago neste artigo um exemplo comentado parte a parte, (+ 65 exemplos prontos) que vão te ajudar a escrever o seu, esteja você fazendo um pré-projeto de TCC, anteprojeto ou ainda projeto de pesquisa (como denominam as instituições) em qualquer área.

Para um Pré-projeto de TCC Pronto, seja ele de monografia ou qualquer outro tipo de TCC, você pode utilizar a mesma base que apresento abaixo, ok? Ah, e o modelo que trago é de um pré-projeto de pesquisa em Pedagogia, mas com os comentários de cada item você conseguirá adaptar para sua área de formação.


Esteja você fazendo graduação ou uma pós-graduação (especialização) a base é a mesma.

Outro ponto importante deste artigo é que você vai encontrar links que vão te ajudar a desenvolver os pontos do seu projeto. Aproveite.

 

Pré-projeto de TCC Pronto
Um pré-projeto é um cartão de visita de monografias, TCCs, artigos acadêmicos, dissertações de mestrado, teses de doutorados e qualquer outro trabalho que precise do rigor científico

 
 

Porque escrever um pré-projeto de pesquisa?

O pré-projeto de pesquisa é uma importante parte da produção científica e podemos dizer que ele é como um cartão de visita de monografias, TCCs, artigos acadêmicos, dissertações de mestrado, teses de doutorados e qualquer outro trabalho que precise do rigor científico, funcionando como um roteiro para a elaboração de pesquisas.

O Pré-projeto de Pesquisa Pronto que está abaixo apresenta muito bem a ideia da elaboração do TCC que será desenvolvido, e saiba, é de grande importância a boa construção de um anteprojeto deste (claro, na sua área) pois você entende sua pesquisa, sabe o rumo que ela vai tomar, sem contar que com este pré-projeto pronto, a introdução do seu TCC, de sua pesquisa propriamente dita, estará praticamente escrita! Arrisco a dizer mais da metade dela já estará pronta.

 

O que há de tão particular em um anteprojeto de pesquisa?

Uma das principais funções da universidade é, sem sobra de dúvidas, a produção de conhecimento. Eu sei que talvez você não tivesse essa noção quando viu o tão sonhado aprovado escrito ao lado do seu nome no resultado do vestibular ou quando você se inscreveu em uma pós-graduação.

Ao longo da sua graduação você foi estimulado a fazer várias pesquisas, mas não uma pesquisa comum e sim, uma com rigor acadêmico, com normas específicas e métodos pré-estabelecidos, além, é claro, de uma finalidade muito importante.

E aí surge o Pré-projeto de Pesquisa.

Você já deve ter ouvido o seu professor pedir um trabalho para a sua turma e ao final de passar a tarefa disse: Turma, quero o trabalho no formato da ABNT.

Para nossa sorte, existe um manual que ajuda a criar um padrão para a apresentação de futuros estudos científicos. Imagine só, se cada instituição ou pessoa resolvesse fazer do jeito dela. Seria uma bagunça! Não é mesmo?

É isso que farei hoje! Vou te apresentar um Pré-projeto de Pesquisa Pronto em Pedagogia, dentro das normas para você adaptar a sua área de formação.

Para acessar o conteúdo completo deste artigo, acesse: https://alunoexpert.com.br/pre-projeto-de-pesquisa-pronto/

 

terça-feira, 6 de julho de 2021

O que é o Problema do Projeto de Pesquisa? Exemplos



O que é o problema do projeto de pesquisa? Como fazer? Essas e outras perguntas, vamos responder no artigo de hoje, além de trazer exemplos para você entender tudo sobre o problema do projeto de pesquisa.

Vamos lhe apresentar o conceito desse tipo de apartado de um projeto de pesquisa, suas características, o que o torna tão importante e de que maneira você pode construir o seu de modo efetivo.

Vamos lá?


O que é o problema do projeto de pesquisa?

Saber o que é e como se dá a caracterização do problema projeto de pesquisa é o primeiro passo para desenvolver de forma efetiva um projeto metodológico de investigação acadêmica e científica.

Por esta razão, a seguir iremos lhe explicar do que se trata este conceito, quais são as suas características, de que forma abordá-lo e por que o mesmo é importante.

Então vamos por parte: O que é o problema do projeto de pesquisa?

Basicamente, podemos definir o problema de projeto de pesquisa como o ponto de partida de todo estudo de cunho acadêmico ou científico.

Além disso, um problema de pesquisa demonstra a existência de uma situação ou contexto sobre o qual vale a pena indicar e esclarecer diferentes pontos.

Desse modo, o problema de pesquisa é um tema ou feito que requer uma pesquisa para logo oferecer possíveis soluções ou alternativas de melhorar para uma problemática observada pelo pesquisador.

Independente da sua área de formação, um problema de pesquisa é exigência básica para desenvolver qualquer problema científico ou acadêmico.

De modo geral, podemos segmentar os problemas de pesquisa em diferentes tipos. São eles:

  • Problemas de pesquisa descritivos: estes tipos de problemas de pesquisa podem ser caracterizados por aqueles feitos, objetos ou fenômenos e que explicam a relevância ou a necessidade de pesquisar sobre estes elementos.
  • Problema de pesquisa explicativos: estes tipos de problemas de pesquisa são problemáticas investigativas que buscam obter respostas relacionadas a causas entre feitos.
  • Problemas de pesquisa tecnológicos: esses tipos de problemas de pesquisa têm como finalidade servir como ponto de partida para a busca de soluções programáticas, estabelecendo regras ou elementos técnicos que aportem melhorias.

Veja Artigo completo em: https://alunoexpert.com.br/problema-no-projeto-de-pesquisa/


Nenhum comentário:

Postar um comentário