Pré-Projeto de Pesquisa Pronto

Então você está nesta fase tão importante da construção de um TCC e procura um Pré-Projeto de Pesquisa Pronto para se basear? Trago neste artigo um exemplo comentado parte a parte, (+ 65 exemplos prontos) que vão te ajudar a escrever o seu, esteja você fazendo um pré-projeto de TCC, anteprojeto ou ainda projeto de pesquisa (como denominam as instituições) em qualquer área.

Para um Pré-projeto de TCC Pronto, seja ele de monografia ou qualquer outro tipo de TCC, você pode utilizar a mesma base que apresento abaixo, ok? Ah, e o modelo que trago é de um pré-projeto de pesquisa em Pedagogia, mas com os comentários de cada item você conseguirá adaptar para sua área de formação.


Esteja você fazendo graduação ou uma pós-graduação (especialização) a base é a mesma.

Outro ponto importante deste artigo é que você vai encontrar links que vão te ajudar a desenvolver os pontos do seu projeto. Aproveite.

 

Pré-projeto de TCC Pronto
Um pré-projeto é um cartão de visita de monografias, TCCs, artigos acadêmicos, dissertações de mestrado, teses de doutorados e qualquer outro trabalho que precise do rigor científico

 
 

Porque escrever um pré-projeto de pesquisa?

O pré-projeto de pesquisa é uma importante parte da produção científica e podemos dizer que ele é como um cartão de visita de monografias, TCCs, artigos acadêmicos, dissertações de mestrado, teses de doutorados e qualquer outro trabalho que precise do rigor científico, funcionando como um roteiro para a elaboração de pesquisas.

O Pré-projeto de Pesquisa Pronto que está abaixo apresenta muito bem a ideia da elaboração do TCC que será desenvolvido, e saiba, é de grande importância a boa construção de um anteprojeto deste (claro, na sua área) pois você entende sua pesquisa, sabe o rumo que ela vai tomar, sem contar que com este pré-projeto pronto, a introdução do seu TCC, de sua pesquisa propriamente dita, estará praticamente escrita! Arrisco a dizer mais da metade dela já estará pronta.

 

O que há de tão particular em um anteprojeto de pesquisa?

Uma das principais funções da universidade é, sem sobra de dúvidas, a produção de conhecimento. Eu sei que talvez você não tivesse essa noção quando viu o tão sonhado aprovado escrito ao lado do seu nome no resultado do vestibular ou quando você se inscreveu em uma pós-graduação.

Ao longo da sua graduação você foi estimulado a fazer várias pesquisas, mas não uma pesquisa comum e sim, uma com rigor acadêmico, com normas específicas e métodos pré-estabelecidos, além, é claro, de uma finalidade muito importante.

E aí surge o Pré-projeto de Pesquisa.

Você já deve ter ouvido o seu professor pedir um trabalho para a sua turma e ao final de passar a tarefa disse: Turma, quero o trabalho no formato da ABNT.

Para nossa sorte, existe um manual que ajuda a criar um padrão para a apresentação de futuros estudos científicos. Imagine só, se cada instituição ou pessoa resolvesse fazer do jeito dela. Seria uma bagunça! Não é mesmo?

É isso que farei hoje! Vou te apresentar um Pré-projeto de Pesquisa Pronto em Pedagogia, dentro das normas para você adaptar a sua área de formação.

Para acessar o conteúdo completo deste artigo, acesse: https://alunoexpert.com.br/pre-projeto-de-pesquisa-pronto/

 

terça-feira, 27 de julho de 2021

Exemplos de como fazer citação em projeto de pesquisa

Hoje separamos um conteúdo exclusivo para você que deseja aprender a fazer citação em um projeto de pesquisa. Confira as dicas e bom trabalho!

O que é uma citação em projeto de pesquisa

Podemos definir uma citação em um projeto de pesquisa como uma referência, anotação ou menção a autores, textos ou lugares que são apresentados no texto acadêmico e científico.

Em outras palavras, também podemos inferir que citar é a prática de reconhecer em seu próprio escrito de projeto de pesquisa o trabalho intelectual de outras pessoas.

Independente da sua área de atuação no campo acadêmico e científico, a produção de trabalhos exige que utilizemos citações para fundamentar o nosso discurso e as teses que defendemos.

Por isso, precisamos nos aportar às citações em um projeto de pesquisa pelas seguintes razões:

  • Citar autores e outras pesquisas em seu projeto de pesquisa acaba dando maior credibilidade e validade para os argumentos do pesquisador;
  • As citações também acabam facilitando a localização da origem das ideias definidas pelo autor do trabalho;
  • Citar também ajuda a difundir o conhecimento;
  • Contribui para que possamos reconhecer o trabalho feito por outros autores/pesquisadores;
  • Além de tudo que já foi mencionado, citar corretamente as referências utilizadas em nosso projeto de pesquisa garante que o nosso trabalho não seja acusado de plágio. Portanto, jamais mencione teorias de outros sem a devida menção.

Também devemos destacar que, ao nos aportamos às citações estaremos tomando as seguintes ações com o nosso projeto de pesquisa:

  • Estaremos conseguindo ampliar o nosso texto;
  • Reforçaremos ou iremos aclarar melhor uma ideia;
  • Argumentaremos melhor e faremos referência a fontes que fundamentam o nosso trabalho;
  • Remeter a outras seções do texto;
  • Iniciar uma discussão teórica;
  • Dar uma definição para o nosso leitor com base em outros pressupostos teóricos.
Conheça algumas formas de citações para seu projeto de pesquisa

Saiba como colocar citação em um Projeto de Pesquisa

Como fazer uma citação em um projeto de pesquisa?

Existem várias formas de fazermos citações ao longo de um projeto de pesquisa e a seguir iremos lhe apresentar quais são as principais formas.

1-  Citações textuais para projeto de pesquisa

Uma citação textual é responsável por fazer a transcrição de um texto, palavra por palavra, pertencente a outro autor, ou de um documento próprio, que seja previamente publicado.

Ao transcrever o texto original em nosso projeto, devemos inseri-lo dentro de aspas, acompanhando ao final os dados do autor, o ano de publicação do texto e a página exata de onde retiramos tal fragmento.

Os elementos de uma citação textual podem ser inseridos em diferentes tipos de ordens, dependendo do que queremos enfatizar, se é o conteúdo, o autor ou o ano de publicação.

  • Com ênfase na citação textual para projeto de pesquisa

Primeiramente, o conteúdo da citação textual deve ficar entre aspas e na sequência, o sobrenome do autor ou autores, ano e página. Como por exemplo:

Exemplo: Projeto de Pesquisa para Citação Textual entre Aspas

  • Citação com referência ao autor no início da citação para projeto de pesquisa

Também é possível fazer citações de autores mencionando, primeiramente, o sobrenome dos mesmos, seguido da inserção do ano da obra entre parênteses, a seguir a citação é apresentada entre aspas, e finalmente a página de onde foi retirada a passagem que estamos mencionando em nosso projeto de pesquisa.

Exemplo para que você possa entender esse tipo de citação:

Modelo de citação com referência ao autor

  • Citação textual longa para projeto de pesquisa

É superior a 40 palavras e dá mais do que três linhas em um parágrafo. Com isso, é necessário fazer um novo tipo de citação.

Nesse caso, você transcreve todo o texto e faz um parágrafo exclusivo para a citação, recuando a mesma em 4 cm, diminuindo a fonte de tamanho 12 para 10 e colocando o espaçamento entre linhas simples.

Veja um exemplo a seguir de como esse tipo de citação ficaria em um projeto de pesquisa, independente da área de atuação:

Exemplo de citação em um projeto de pesquisa

Você também vai gostar de ler sobre:

2- Citações não-textuais e paráfrases para projeto de pesquisa

São aquelas citações nas quais são expostas as ideias de um autor, sem incluir frases textuais (citações diretas), e onde reescrevemos os dizeres de certos autores com as nossas próprias palavras e, desse modo, não precisamos inserir as aspas.

Claro que você segue obrigado a mencionar a procedência de tal informação que está incluindo no texto, mas isso é feito logo após apresentar seus argumentos, e a menção ao autor deve ser entre parênteses, inserindo primeiro o sobrenome do autor em CAIXA ALTA, o ano da obra que você se inspirou e a página, cada item separado por uma vírgula.

  • Citações baseadas no texto para projeto de pesquisa

Neste caso expomos a ideia do autor ou autores com nossas próprias palavras, em aspas, um ponto, e entre parênteses (SOBRENOME, ano, página).

Exemplo:

Exemplos de citações baseadas no texto para projeto de pesquisa

  • Citações baseadas no autor para projeto de pesquisa

Anotamos primeiro o sobrenome do autor (es), depois o ano entre parênteses, a seguir, colocamos uma citação parafraseada sem aspas.

Exemplo:

Citações baseadas no autor para seu projeto de pesquisa.

E aí? O conteúdo de hoje foi útil para você? Aprendeu como fazer sua citação para seu projeto de pesquisa? Comente com a gente!

Deixe seu feedback nos comentários e compartilhe!

Leia nossos outros artigos em:

O artigo Exemplos de como fazer citação em projeto de pesquisa apareceu primeiro em Aluno Expert.



Publicado primeiro em Aluno Expert https://ift.tt/2VdKgQr

Nenhum comentário:

Postar um comentário