Pré-Projeto de Pesquisa Pronto

Então você está nesta fase tão importante da construção de um TCC e procura um Pré-Projeto de Pesquisa Pronto para se basear? Trago neste artigo um exemplo comentado parte a parte, (+ 65 exemplos prontos) que vão te ajudar a escrever o seu, esteja você fazendo um pré-projeto de TCC, anteprojeto ou ainda projeto de pesquisa (como denominam as instituições) em qualquer área.

Para um Pré-projeto de TCC Pronto, seja ele de monografia ou qualquer outro tipo de TCC, você pode utilizar a mesma base que apresento abaixo, ok? Ah, e o modelo que trago é de um pré-projeto de pesquisa em Pedagogia, mas com os comentários de cada item você conseguirá adaptar para sua área de formação.


Esteja você fazendo graduação ou uma pós-graduação (especialização) a base é a mesma.

Outro ponto importante deste artigo é que você vai encontrar links que vão te ajudar a desenvolver os pontos do seu projeto. Aproveite.

 

Pré-projeto de TCC Pronto
Um pré-projeto é um cartão de visita de monografias, TCCs, artigos acadêmicos, dissertações de mestrado, teses de doutorados e qualquer outro trabalho que precise do rigor científico

 
 

Porque escrever um pré-projeto de pesquisa?

O pré-projeto de pesquisa é uma importante parte da produção científica e podemos dizer que ele é como um cartão de visita de monografias, TCCs, artigos acadêmicos, dissertações de mestrado, teses de doutorados e qualquer outro trabalho que precise do rigor científico, funcionando como um roteiro para a elaboração de pesquisas.

O Pré-projeto de Pesquisa Pronto que está abaixo apresenta muito bem a ideia da elaboração do TCC que será desenvolvido, e saiba, é de grande importância a boa construção de um anteprojeto deste (claro, na sua área) pois você entende sua pesquisa, sabe o rumo que ela vai tomar, sem contar que com este pré-projeto pronto, a introdução do seu TCC, de sua pesquisa propriamente dita, estará praticamente escrita! Arrisco a dizer mais da metade dela já estará pronta.

 

O que há de tão particular em um anteprojeto de pesquisa?

Uma das principais funções da universidade é, sem sobra de dúvidas, a produção de conhecimento. Eu sei que talvez você não tivesse essa noção quando viu o tão sonhado aprovado escrito ao lado do seu nome no resultado do vestibular ou quando você se inscreveu em uma pós-graduação.

Ao longo da sua graduação você foi estimulado a fazer várias pesquisas, mas não uma pesquisa comum e sim, uma com rigor acadêmico, com normas específicas e métodos pré-estabelecidos, além, é claro, de uma finalidade muito importante.

E aí surge o Pré-projeto de Pesquisa.

Você já deve ter ouvido o seu professor pedir um trabalho para a sua turma e ao final de passar a tarefa disse: Turma, quero o trabalho no formato da ABNT.

Para nossa sorte, existe um manual que ajuda a criar um padrão para a apresentação de futuros estudos científicos. Imagine só, se cada instituição ou pessoa resolvesse fazer do jeito dela. Seria uma bagunça! Não é mesmo?

É isso que farei hoje! Vou te apresentar um Pré-projeto de Pesquisa Pronto em Pedagogia, dentro das normas para você adaptar a sua área de formação.

Para acessar o conteúdo completo deste artigo, acesse: https://alunoexpert.com.br/pre-projeto-de-pesquisa-pronto/

 

quinta-feira, 8 de julho de 2021

Atuação do MEP é destacada por pesquisador em dissertação de mestrado da UERJ


Volta Redonda- A direção do MEP (Movimento ética na Política), recebeu na semana passada de Jailson Fernandes da Silva, agora Mestre em Serviço Social do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio Janeiro (UERJ), a dissertação de mestrado recém aprovada.

Com o título “Homens não são de aço”: Homicídio e políticas públicas sociais para o enfrentamento desse agravo em saúde na cidade de Volta Redonda/RJ”, Jailson, com ótimas fundamentações teóricas e foco nas múltiplas realidades sociopolíticas de Volta Redondas discorre com brilhantismo o tema.

De acordo com o coordenador geral do MEP, José Maria da Silva, Zezinho, o MEP é citado na dissertação, especificamente em relação ao programa de educação popular, o Pré-Vestibular Cidadão.

No capítulo 3, Jailson, que é membro da Comunidade Eclesial Jesus de Nazaré no bairro Belo Horizonte, enumera vários programas governamentais e não governamentais existentes no município de Volta Redonda, e o MEP dentro do capítulo ganha referência especial.

– Na área de educação e de relevância reconhecida pela sociedade civil é o trabalho desenvolvido pelo Pré-Vestibular Cidadão, ligado ao Movimento Ética na Política – uma iniciativa que disponibiliza vagas sem custos financeiros, para o curso de pré-vestibular aos estudantes oriundos das escolas públicas, com o intuito de promover a inclusão social pela educação para adolescentes, jovens e adultos, estudantes egressos ou cursando o último ano do Ensino Médio – ressaltou Zezinho.

O pesquisador Jailson em sua dissertação, explica que as aulas são ministradas em salas cedidas pela Igreja Católica Apostólica Romana nas Comunidades Eclesiais de Santo Antônio, no bairro Niterói e São Sebastião, no bairro Retiro.

Zezinho informa que em seu trabalho, o pesquisador vem pontuando vários aspectos do caráter educacional do projeto, contextualizado com dados das aprovações dos estudantes – Turma 2019, bem como o processo de ensino aprendizado. Inclusive relata a destacada aprovação do filho, João Pedro de Oliveira Fernandes, aprovado para Medicina na UERJ em 2020 (um dos 10 da área médica a ser aprovado ao longo de 20 anos do programa).


Generosidade

Jailson, na sua generosidade ao oferecer a dissertação ao MEP, colocou-se à disposição para colaborar com o Movimento. “Toda minha gratidão ao MEP, da minha família pelo esforço em voluntariamente oferecerem ao meu filho e à tantos jovens a possibilidade de ingressarem no ensino superior neste país tão desigual. Podem contar comigo, tão logo passe a pandemia quero trabalhar com vocês.” Disse agradecido o mestre na área de assistência social.


Fonte: https://diariodovale.com.br/educacao/atuacao-do-mep-e-destacada-por-pesquisador-em-dissertacao-de-mestrado-da-uerj/

Nenhum comentário:

Postar um comentário