Pré-Projeto de Pesquisa Pronto

Então você está nesta fase tão importante da construção de um TCC e procura um Pré-Projeto de Pesquisa Pronto para se basear? Trago neste artigo um exemplo comentado parte a parte, (+ 65 exemplos prontos) que vão te ajudar a escrever o seu, esteja você fazendo um pré-projeto de TCC, anteprojeto ou ainda projeto de pesquisa (como denominam as instituições) em qualquer área.

Para um Pré-projeto de TCC Pronto, seja ele de monografia ou qualquer outro tipo de TCC, você pode utilizar a mesma base que apresento abaixo, ok? Ah, e o modelo que trago é de um pré-projeto de pesquisa em Pedagogia, mas com os comentários de cada item você conseguirá adaptar para sua área de formação.


Esteja você fazendo graduação ou uma pós-graduação (especialização) a base é a mesma.

Outro ponto importante deste artigo é que você vai encontrar links que vão te ajudar a desenvolver os pontos do seu projeto. Aproveite.

 

Pré-projeto de TCC Pronto
Um pré-projeto é um cartão de visita de monografias, TCCs, artigos acadêmicos, dissertações de mestrado, teses de doutorados e qualquer outro trabalho que precise do rigor científico

 
 

Porque escrever um pré-projeto de pesquisa?

O pré-projeto de pesquisa é uma importante parte da produção científica e podemos dizer que ele é como um cartão de visita de monografias, TCCs, artigos acadêmicos, dissertações de mestrado, teses de doutorados e qualquer outro trabalho que precise do rigor científico, funcionando como um roteiro para a elaboração de pesquisas.

O Pré-projeto de Pesquisa Pronto que está abaixo apresenta muito bem a ideia da elaboração do TCC que será desenvolvido, e saiba, é de grande importância a boa construção de um anteprojeto deste (claro, na sua área) pois você entende sua pesquisa, sabe o rumo que ela vai tomar, sem contar que com este pré-projeto pronto, a introdução do seu TCC, de sua pesquisa propriamente dita, estará praticamente escrita! Arrisco a dizer mais da metade dela já estará pronta.

 

O que há de tão particular em um anteprojeto de pesquisa?

Uma das principais funções da universidade é, sem sobra de dúvidas, a produção de conhecimento. Eu sei que talvez você não tivesse essa noção quando viu o tão sonhado aprovado escrito ao lado do seu nome no resultado do vestibular ou quando você se inscreveu em uma pós-graduação.

Ao longo da sua graduação você foi estimulado a fazer várias pesquisas, mas não uma pesquisa comum e sim, uma com rigor acadêmico, com normas específicas e métodos pré-estabelecidos, além, é claro, de uma finalidade muito importante.

E aí surge o Pré-projeto de Pesquisa.

Você já deve ter ouvido o seu professor pedir um trabalho para a sua turma e ao final de passar a tarefa disse: Turma, quero o trabalho no formato da ABNT.

Para nossa sorte, existe um manual que ajuda a criar um padrão para a apresentação de futuros estudos científicos. Imagine só, se cada instituição ou pessoa resolvesse fazer do jeito dela. Seria uma bagunça! Não é mesmo?

É isso que farei hoje! Vou te apresentar um Pré-projeto de Pesquisa Pronto em Pedagogia, dentro das normas para você adaptar a sua área de formação.

Para acessar o conteúdo completo deste artigo, acesse: https://alunoexpert.com.br/pre-projeto-de-pesquisa-pronto/

 

segunda-feira, 26 de julho de 2021

Mestrado em Agronomia abre inscrições para o 2º semestre



A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Agronomia – Área de Concentração em Produção Vegetal, da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), unidade de Aquidauana, informa que estão abertas as inscrições para a seleção de candidatos a aluno regular para ingresso no segundo semestre do ano de 2021.

EDITAL Nº 14/2021 – PGAGRO/UEMS, 01 DE JULHO DE 2021

Podem se inscrever no processo seletivo graduados em Agronomia ou áreas afins, candidatos que estejam cursando o último semestre do curso de graduação.

Serão ofertadas até 15 vagas para o curso de mestrado, conforme quantitativo de vagas por tema de pesquisa.

As inscrições serão realizadas de 01 de julho até às 23h59 (horário de Mato Grosso do Sul) de 10 de agosto de 2021, no site https://posgraduacao.uems.br/uems-sigpos/portal

A documentação necessária para a inscrição, contendo todos os documentos descritos no item 2.1 ou 2.5 do edital deverá ser encaminhada via e-mail para o endereço: pgagro@uems.br com solicitação de recebimento, desde que enviada até a data de encerramento das inscrições. A Comissão do Processo Seletivo não se responsabilizará por atrasos ocorridos na entrega eletrônica.

Documentos necessários para a inscrição:


Formulário de inscrição devidamente preenchido e digitalmente assinado (disponível no site uems.br/pgagro);
  • Cópia digital da cédula de identidade – RG;
  • Cópia digital do Cadastro de Pessoa Física – CPF;
  • Cópia digital do diploma ou certificado de conclusão de curso de graduação ou declaração de previsão de conclusão do curso de graduação (modelo de declaração disponível no site uems.br/pgagro);
  • Cópia digital do histórico escolar do curso de graduação;
  • Planilha de pontuação (ANEXO I do edital) preenchida com cópia digital, em documento único, dos documentos comprobatórios na sequência exata da planilha de pontuação;
  • Pré-projeto de pesquisa conforme descrito no item 4.1 do edital;
  • Cópia digital do comprovante de pagamento da taxa de inscrição.
  • Ao realizar a inscrição no portal http://posgraduacao.uems.br/uems-sigpos/portal e solicitar o boleto bancário para pagamento, o candidato será direcionado para a página da FUNAEPE, onde realizará um outro cadastro para gerar o boleto no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais). O recolhimento da taxa de inscrição deverá ser efetuado até 10 de agosto de 2021.
  • Sobre o Programa – O Programa de Pós-Graduação em Agronomia - Produção Vegetal tem por objetivo promover a criação de redes de pesquisa para diminuir os desequilíbrios regionais na oferta e desempenho da pós-graduação e atender a área de conhecimento que constitui as Ciências Agrárias.

Diminuir as distâncias existentes entre a universidade e o espaço produtivo, por meio da proposição de projetos de pesquisa relacionados com demandas dos setores produtivos da região, considerando não apenas as questões de produção e produtividade, mas também o desenvolvimento e o progresso do homem do campo na sua busca de bases materiais e sociais.

As linhas de pesquisas desenvolvidas pelo programa são: Tecnologias em produção vegetal no Cerrado e no Pantanal; manejo fitossanitário em sistemas de produção, e; manejo e conservação do solo e da água no Cerrado e Pantanal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário