Pré-Projeto de Pesquisa Pronto

Então você está nesta fase tão importante da construção de um TCC e procura um Pré-Projeto de Pesquisa Pronto para se basear? Trago neste artigo um exemplo comentado parte a parte, (+ 65 exemplos prontos) que vão te ajudar a escrever o seu, esteja você fazendo um pré-projeto de TCC, anteprojeto ou ainda projeto de pesquisa (como denominam as instituições) em qualquer área.

Para um Pré-projeto de TCC Pronto, seja ele de monografia ou qualquer outro tipo de TCC, você pode utilizar a mesma base que apresento abaixo, ok? Ah, e o modelo que trago é de um pré-projeto de pesquisa em Pedagogia, mas com os comentários de cada item você conseguirá adaptar para sua área de formação.


Esteja você fazendo graduação ou uma pós-graduação (especialização) a base é a mesma.

Outro ponto importante deste artigo é que você vai encontrar links que vão te ajudar a desenvolver os pontos do seu projeto. Aproveite.

 

Pré-projeto de TCC Pronto
Um pré-projeto é um cartão de visita de monografias, TCCs, artigos acadêmicos, dissertações de mestrado, teses de doutorados e qualquer outro trabalho que precise do rigor científico

 
 

Porque escrever um pré-projeto de pesquisa?

O pré-projeto de pesquisa é uma importante parte da produção científica e podemos dizer que ele é como um cartão de visita de monografias, TCCs, artigos acadêmicos, dissertações de mestrado, teses de doutorados e qualquer outro trabalho que precise do rigor científico, funcionando como um roteiro para a elaboração de pesquisas.

O Pré-projeto de Pesquisa Pronto que está abaixo apresenta muito bem a ideia da elaboração do TCC que será desenvolvido, e saiba, é de grande importância a boa construção de um anteprojeto deste (claro, na sua área) pois você entende sua pesquisa, sabe o rumo que ela vai tomar, sem contar que com este pré-projeto pronto, a introdução do seu TCC, de sua pesquisa propriamente dita, estará praticamente escrita! Arrisco a dizer mais da metade dela já estará pronta.

 

O que há de tão particular em um anteprojeto de pesquisa?

Uma das principais funções da universidade é, sem sobra de dúvidas, a produção de conhecimento. Eu sei que talvez você não tivesse essa noção quando viu o tão sonhado aprovado escrito ao lado do seu nome no resultado do vestibular ou quando você se inscreveu em uma pós-graduação.

Ao longo da sua graduação você foi estimulado a fazer várias pesquisas, mas não uma pesquisa comum e sim, uma com rigor acadêmico, com normas específicas e métodos pré-estabelecidos, além, é claro, de uma finalidade muito importante.

E aí surge o Pré-projeto de Pesquisa.

Você já deve ter ouvido o seu professor pedir um trabalho para a sua turma e ao final de passar a tarefa disse: Turma, quero o trabalho no formato da ABNT.

Para nossa sorte, existe um manual que ajuda a criar um padrão para a apresentação de futuros estudos científicos. Imagine só, se cada instituição ou pessoa resolvesse fazer do jeito dela. Seria uma bagunça! Não é mesmo?

É isso que farei hoje! Vou te apresentar um Pré-projeto de Pesquisa Pronto em Pedagogia, dentro das normas para você adaptar a sua área de formação.

Para acessar o conteúdo completo deste artigo, acesse: https://alunoexpert.com.br/pre-projeto-de-pesquisa-pronto/

 

sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Comprar TCCs e acusações de plágio no meio Acadêmico

Toda instituição tem suas regras e códigos de conduta quando o assunto é trabalhos acadêmicos. Tanto no que se refere a produção de TCCs (monografias e projetos de pesquisa) quanto a pesquisas realizadas no curso da graduação, por exemplo.

Essas regras tendem a controlar e dar bom andamento as atividades universitárias, promovendo integridade do que é produzido no âmbito educacional.

Porém, as fraudes existem. Diga-se plágios e uso de informações de outros em trabalhos apresentados dentro das universidades como únicos e originalmente produzidos por seu alunado.

O plágio como conhecemos e realmente uma prática que gera danos ao desenvolvimento do aluno, assim como à produção científica, uma vez que não gera conhecimento e dá um aproveitamento irregular de ideias desenvolvidas por outros.

E claro, o escopo das universidades é a produção de trabalhos e pensamentos dentro dos padrões científicos.

Copiar e comprar trabalhos prontos é crime?

Copiar ideias de outros entra na questão legal do plágio. E Universidades têm formas diferentes de agir quando o aluno é descoberto. Muitas vezes o aluno é suspenso sem aviso ou qualquer outra forma de negociação.

Image for post

Como não cometer o tão temido plágio?

As formas de Citação direta e citação indireta são os caminhos claros de que o aluno pesquisou de outra fonte e aplicou em seu trabalho a correta maneira de indicar que assim foi feito.

Existem algumas maneiras de fazer as citações dentro dos padrões ABNT. E você pode conhecer estas regras em nosso site AlunoExpert (deixaremos o link no final deste artigo).

Citação direta

A citação textual (ou citação direta) é uma forma de apresentar ao leitor a fonte da informação: você já deve ter visto em material jornalístico.

É uma maneira de apresentar as ideias de outros de idêntica ao original. Como copiado e colado. Assim, a citação é apresentada para o leitor do trabalho entre aspas, e claro, com a indicação obrigatória da fonte original.

Citação Indireta

A indireta é outra maneira de apresentar uma ideia “copiada”. Na verdade essa apresentação é uma paráfrase.

Acontece quando escrevemos com as nossas palavras o que o autor pensa sobre determinado assunto.

Esta forma de citação, deixa o texto mais claro com a linguagem da publicação, da pesquisa e apesar de estar com nossas palavras, não é plágio.

Mas atenção, é obrigatória a apresentação da fonte. Pois sem ela, o aluno se apropria das ideias de outro autor, o que é plágio.

Comprar TCC pronto pode?

Assim não é possível a produção acadêmica sem dispor de fontes. Alunos produzem em cima de outros trabalhos e isso não é plágio.

Comprar TCCs prontos, assim como adquirir monografias ou mesmo pesquisá-las em banco de dados das universidades é aceitável, desde que as fontes sejam citadas.

Então posso comprar um trabalho pronto? Sim e Não.

Vamos por partes: você já sabe que deve citar fontes e usar com inteligência as informações de outros autores. Assim, é possível e permitido você “comprar um TCC” que lhe sirva como base para a sua própria produção.

Muitos alunos compram monografias prontas ou pegam TCCs inteiros na internet e as apresentam como suas. Isso é incorreto.

Se você pesquisa no Google, trabalhos acadêmicos sobre seu tema e a partir deles tem fontes de pesquisa, autores que falaram sobre seu tema e quer usá-los em sua pesquisa, tudo bem. Desde que quando for apresentar ideias de outros autores os cite. Entende?

Também não é permitido que você copie toda uma pesquisa, ou seja, todas as ideias desta (tema, objetivos, etc) e diga que são suas.

Porém você pode desenvolver sua pesquisa se baseando em outra: seu tema, suas justificativas, etc pesquisando na internet ou adquirindo um TCC que lhe sirva de norte, de rascunho para escrever sua própria pesquisa. É o que é discutido neste artigo sobre comprar TCC: https://alunoexpert.com.br/comprar-tcc-seguranca-e-custo-de-um-tcc-pronto/.

Entende como as ideias do desenvolvimento, do projeto de pesquisa devem ser seus? Do contrário você está somente reescrevendo a ideia da pesquisa de outros, o que não há ganho nenhum de conhecimento e geração de ideias novas.

Texto Original publicado em: https://medium.com/@prof.fabiofross/comprar-tccs-e-acusações-de-plágio-no-meio-acadêmico-94b17911e0f6

Nenhum comentário:

Postar um comentário