Essas regras tendem a controlar e dar bom andamento as atividades universitárias, promovendo integridade do que é produzido no âmbito educacional.
Porém, as fraudes existem. Diga-se plágios e uso de informações de outros em trabalhos apresentados dentro das universidades como únicos e originalmente produzidos por seu alunado.
O plágio como conhecemos e realmente uma prática que gera danos ao desenvolvimento do aluno, assim como à produção científica, uma vez que não gera conhecimento e dá um aproveitamento irregular de ideias desenvolvidas por outros.
E claro, o escopo das universidades é a produção de trabalhos e pensamentos dentro dos padrões científicos.
Copiar e comprar trabalhos prontos é crime?
Quando o aluno comete o plágio, ele está se enganando, pois não gerou nenhum conhecimento, nem para si, nem para o meio acadêmico. Apenas usou o famoso “cópia e cola”. Não gerando “novidade”, não apreendendo conhecimento, nem levantando novas ideias que possam surgir durante a construção das pesquisas: as famosas hipóteses.
Copiar ideias de outros entra na questão legal do plágio. E Universidades têm formas diferentes de agir quando o aluno é descoberto. Muitas vezes o aluno é suspenso sem aviso ou qualquer outra forma de negociação.
Como não cometer o tão temido plágio?
Indicar a fonte da informação é conhecido de todos os acadêmicos quando estes estão na fase final da Graduação ou da Pós-graduação (mestrado ou especialização).
As formas de Citação direta e citação indireta são os caminhos claros de que o aluno pesquisou de outra fonte e aplicou em seu trabalho a correta maneira de indicar que assim foi feito.
Existem algumas maneiras de fazer as citações dentro dos padrões ABNT. E você pode conhecer estas regras em nosso site AlunoExpert (deixaremos o link no final deste artigo).
Citação direta
A citação textual (ou citação direta) é uma forma de apresentar ao leitor a fonte da informação: você já deve ter visto em material jornalístico.
É uma maneira de apresentar as ideias de outros de idêntica ao original. Como copiado e colado. Assim, a citação é apresentada para o leitor do trabalho entre aspas, e claro, com a indicação obrigatória da fonte original.
Citação Indireta
A indireta é outra maneira de apresentar uma ideia “copiada”. Na verdade essa apresentação é uma paráfrase.
Acontece quando escrevemos com as nossas palavras o que o autor pensa sobre determinado assunto.
Esta forma de citação, deixa o texto mais claro com a linguagem da publicação, da pesquisa e apesar de estar com nossas palavras, não é plágio.
Mas atenção, é obrigatória a apresentação da fonte. Pois sem ela, o aluno se apropria das ideias de outro autor, o que é plágio.
Comprar TCC pronto pode?
É impossível que um aluno, escritor ou mesmo professor universitário tenha em sua mente uma quantidade de informações novas a ponto de produzir, do início ao fim, uma trabalho acadêmico sem recorrer a fontes e pensamentos de outros.
Assim não é possível a produção acadêmica sem dispor de fontes. Alunos produzem em cima de outros trabalhos e isso não é plágio.
Comprar TCCs prontos, assim como adquirir monografias ou mesmo pesquisá-las em banco de dados das universidades é aceitável, desde que as fontes sejam citadas.
Então posso comprar um trabalho pronto? Sim e Não.
Vamos por partes: você já sabe que deve citar fontes e usar com inteligência as informações de outros autores. Assim, é possível e permitido você “comprar um TCC” que lhe sirva como base para a sua própria produção.
Muitos alunos compram monografias prontas ou pegam TCCs inteiros na internet e as apresentam como suas. Isso é incorreto.
Se você pesquisa no Google, trabalhos acadêmicos sobre seu tema e a partir deles tem fontes de pesquisa, autores que falaram sobre seu tema e quer usá-los em sua pesquisa, tudo bem. Desde que quando for apresentar ideias de outros autores os cite. Entende?
Também não é permitido que você copie toda uma pesquisa, ou seja, todas as ideias desta (tema, objetivos, etc) e diga que são suas.
Porém você pode desenvolver sua pesquisa se baseando em outra: seu tema, suas justificativas, etc pesquisando na internet ou adquirindo um TCC que lhe sirva de norte, de rascunho para escrever sua própria pesquisa. É o que é discutido neste artigo sobre comprar TCC: https://alunoexpert.com.br/comprar-tcc-seguranca-e-custo-de-um-tcc-pronto/.
Entende como as ideias do desenvolvimento, do projeto de pesquisa devem ser seus? Do contrário você está somente reescrevendo a ideia da pesquisa de outros, o que não há ganho nenhum de conhecimento e geração de ideias novas.
Texto Original publicado em: https://medium.com/@prof.fabiofross/comprar-tccs-e-acusações-de-plágio-no-meio-acadêmico-94b17911e0f6
Nenhum comentário:
Postar um comentário