Aproveite nosso exemplo pronto de Resenha Crítica
É sempre útil ter exemplos prontos de resenhas críticas para entendermos melhor a linguagem, a estrutura entre outras dicas, não é mesmo? Caso você tenha recebido a missão de escrever uma resenha crítica de um artigo, obras literárias, contos, filmes, séries, pinturas, exposições de museus, discos, obras teóricas, entre outros e não sabe muito bem por onde começar, saiba que é possível aproveitar exemplos.
E nós vamos trazer um com dicas que vão fazer toda a diferença para você produzir a sua.
Já sabemos que uma resenha crítica nada mais é do que um texto no qual resumimos e emitimos uma opinião com relação a uma produção artística ou científica.
Mas vou deixar quatro links abaixo que podem te auxiliar a aprofundar o assunto:
- O que é uma Resenha Crítica?
- Como é a Estrutura de uma Resenha Crítica e as Normas ABNT?
- Como fazer Resenha Crítica Nota 10 Passo a Passo
- Onde adquirir uma resenha crítica profissional, escrita somente para você?
Vamos começar?
Exemplos de resenhas, que outros autores já realizaram podem servir como um norte para o desenvolvimento de sua própria resenha crítica.
E aqui, não estamos recomendando cópia do material.
O que nos referimos é usar materiais que já foram publicados em fontes confiáveis, usando os recursos textuais como inspiração e para conhecimento da estrutura.
Afinal de contas, ninguém nasce sabendo tudo, e por isso, volta e meia, é importante conferir exemplos e modelos do que vem sendo produzido dentro do gênero textual acadêmico que vierem a nos solicitar na universidade.
Prossiga com a sua leitura e iremos lhe fornecer boas inspirações que nortearão o desenvolvimento da sua própria resenha crítica.
Vamos lá!
Atenção na escrita de uma Resenha Crítica
Na hora que você for redigir uma resenha crítica inspirada em uma pronta – que já tenha sido publicada-, é importante que primeiro leve em consideração que esse tipo de narrativa se trata de um texto expositivo-argumentativo.
Portanto, a sua resenha crítica deve cumprir com os seguintes objetivos:
- Precisa, assim como você observará no modelo pronto que traremos abaixo, fazer um resumo da obra, aportando uma visão global, sintetizando seus aspectos mais importantes.
- Avaliar a obra, ou seja, emitir um juízo de valor pessoal sobre ela. Aqui você emite sua opinião, mas lembrando sempre que ela deve estar perfeitamente argumentada e justificada.
E qual é a extensão, o tamanho que deve ter esse texto?
Você deve estar com essa pergunta em mente.
Nessas horas, o melhor é sempre perguntar pelas normativas da universidade que solicitou o trabalho, ou ler todas as normas da revista, pois certamente constará o número de laudas (de folhas) que é admitido.
Como assim?
Queremos dizer que o tema do tamanho da resenha crítica é bastante relativo, indo de textos curtos aos mais longos.
OK?
Além disso, o tamanho de uma resenha também poderá depender do quão extenso e complexo é o objetivo da sua análise (não é a mesma coisa resenhar sobre um curta-metragem do que de um filme, por exemplo).
Uma medida que é considerada razoável seria entre 500 e 800 palavras no máximo. Mas lembre-se! Um texto deve dizer algo, ou seja, dar informação.
Desse modo, se o seu texto está curto e não acredita que seja necessário inserir mais nada, não siga escrevendo. Inserir uma porção de “textos vazios” apenas para dar volume à sua resenha crítica só serve para confundir e desviar a atenção do tema principal.
Seja claro e objetivo. Você verá isto na resenha pronta que traremos.
Nosso exemplo de resenha crítica também disponível em PDF
Como o nosso objetivo no artigo de hoje é lhe fornecer exemplos, para você entender como são feitas resenhas críticas, separamos a seguir um modelo de uma resenha crítica que foi feita sobre a obra “O amor nos tempos do Cólera” de Gabriel García Márquez, nosso primeiro prêmio Nobel de literatura na América Latina.
Se você quiser essa resenha crítica exemplo, em PDF, com a citação da fonte direitinho, pode pegar no link a seguir. Ou conferir abaixo as imagens da resenha, se for confortável para você.
Montando a estrutura de uma Revisão Crítica em 5 passos
Como vimos no exemplo de resenha crítica anteriormente apresentado, sua revisão crítica deve resumir o trabalho que você está analisando e comentá-lo.
Você pode entender melhor lendo nosso artigo especial que fala de como é a Estrutura de uma Resenha Crítica e as Normas ABNT.
Para atender a ambos os objetivos, você terá que seguir esta estrutura que consiste em cinco partes:
- 1 – Título da revisão: deve ser um título que resuma sua opinião geral. Por exemplo, se você está revendo o romance “O amor nos tempos do Cólera”, gostou e o que mais te emocionou é como o autor narra um amor que resiste décadas e décadas, seu título poderia ser algo assim: ‘O amor nos tempos do Cólera: a comovente história de um amor paciente que pode tudo’. Um truque para escrever o título perfeito é esperar até que a revisão termine, já que a essência do título geralmente está na conclusão.
- Apresentação: esta seção deve ser muito breve, e nela você deverá apresentar o autor e a obra. No caso de “O amor nos tempos do Cólera”, falaríamos brevemente sobre a trajetória de Gabriel García Márquez e diríamos que o livro é sobre o amor entre Florentino, Fermina e Juvenal ao longo dos anos.
- Resumo: esta terceira parte é mais ampla que a apresentação, e é aqui que você deve se aprofundar no tema do trabalho. Trata-se de escolher aqueles momentos ou características-chave que moldam o trabalho. Voltando ao exemplo do Amor nos tempos do Cólera, alguns momentos que deveriam ser incluídos no resumo expositivo seriam o caso amoroso de Florentino e Fermina, seu casamento com Juvenal, a morte do médico e o reencontro com Florentino, pois marcam pontos de inflexão da história.
- Comentário crítico: este ponto deve ser o mais extenso de toda a revisão crítica, pois é onde você deve dar sua opinião sobre o trabalho. Mas cuidado! Não vale a pena dizer ‘gostei’ ou ‘não gostei’, mas sua avaliação deve ser baseada e apoiada em argumentos. Para fazer isso, você terá que escolher os pontos do trabalho que mais chamaram a sua atenção e comentá-los, dizendo se você compartilha a forma como eles foram apresentados, se o trabalho lhe pareceu novo ou não, se você achou que manteve a coerência desde o princípio. Finalmente, se os personagens parecem relevantes para você, se você acha que outra abordagem teria sido mais eficaz… e por quê.
- Conclusões: esta parte deve ser muito breve e nela você deve resumir seu comentário crítico e dizer o que achou do trabalho em geral e como ele o fez sentir.
Resenha Crítica: passo a passo de como fazer
Para garantir que sua redação crítica seja perfeita, você terá que começar a prepará-la antes de começar a escrever, enquanto aprecia o trabalho.
Como?
Basta seguir estas dicas abaixo ou ler como explicamos mais detalhadamente no artigo como fazer Resenha Crítica Nota 10 Passo a Passo.
Ou usar o serviço de escrita profissional aqui.
- Aproxime-se das obras sem preconceitos! Se, por exemplo, você for a um show pensando que não vai gostar, provavelmente será injustamente negativo em sua crítica.
- Vá fazendo anotações enquanto lê, vê, ouve e observa o trabalho para poder recuperá-las em sua resenha.
- No caso de trabalhos longos, faça resumos de suas partes: assim será mais fácil e rápido sintetizar o conjunto completo.
- Certifique-se de ter entendido bem o trabalho para poder julgá-lo corretamente. Para isso, consulte informações e bibliografia sobre o assunto.
Agora que você sabe como escrevê-lo, sua próxima resenha crítica será um sucesso!
Deixe seu feedback abaixo, destacando o que achou mais interessante em nosso conteúdo de hoje. O modelo apresentado lhe permitiu ter uma noção maior de como fazer uma resenha crítica?
A resenha crítica que você pretende desenvolver é um trabalho da faculdade, ou você irá publicar em uma revista científica?
Comente!
O artigo Resenha Crítica Exemplos Prontos: Aproveite! apareceu primeiro em Aluno Expert.
Publicado primeiro em Aluno Expert https://ift.tt/g4Tt0XG
Nenhum comentário:
Postar um comentário