Entenda as Normas ABNT e a Estrutura da Resenha Crítica
Se você precisa entender a estrutura da resenha crítica e como ficam as regras ABNT para este tipo de produção textual, você chegou ao lugar correto.
Temos recebido muitos pedidos sobre este tipo de texto, que é bastante solicitado no meio acadêmico e muitos estudantes possuem dúvidas de como é a estruturação de uma resenha crítica.
Sabemos que o pensamento crítico é fundamental para todos e desenvolvê-lo é, inclusive, um dos objetivos que permeiam a criação e desenvolvimento de um curso superior.
Afinal, não é à toa que tantos estudantes são instruídos e direcionados a criação de textos com caráter crítico ao longo de seus estudos.
Sendo assim, a fim de esclarecer qual a estrutura ideal para uma resenha crítica, além das normas ABNT usadas, separamos todas as informações neste conteúdo que você está prestes a ler.
Conheça as especificações estruturais e de formatação para Resenhas Críticas
As resenhas críticas, tanto curtas (uma página) quanto longas (quatro páginas), costumam ter uma estrutura semelhante.
Os títulos geralmente são opcionais para revisões mais longas e podem ser úteis para o leitor.
Cabe ao escritor da resenha seguir a estrutura pedida na descrição do trabalho, porém para proporcionar uma visão ampla de como ele pode ser organizada, separamos abaixo a estrutura mais comum de resenhas críticas em 4 pontos principais.
Logo a seguir, daremos dicas essenciais e apresentaremos como a ABNT vai ajudar a você na formatação e organização de seu material.
Você também pode gostar de:
Resenha crítica: 4 partes de formam a montagem do seu trabalho
Introdução: A duração de uma introdução é geralmente um parágrafo para uma revisão de artigo de periódico e dois ou três parágrafos para uma revisão de livro mais longa. Inclua algumas frases de abertura que anuncie o(s) autor(es) e o título, e explique brevemente o tópico do texto. Apresente o objetivo do texto e resume a principal descoberta ou argumento-chave. Conclua a introdução com uma breve declaração de sua avaliação do texto. Esta pode ser uma avaliação positiva ou negativa ou, como geralmente é o caso, uma resposta mista.
Resumo: Apresente um resumo dos pontos-chave juntamente com um número limitado de exemplos. Você também pode explicar brevemente o propósito/intenções do autor ao longo do texto e pode descrever brevemente como o texto está organizado. O resumo deve representar apenas cerca de um terço da revisão crítica.
A Resenha Crítica: A crítica deve ser uma discussão equilibrada e avaliação dos pontos fortes, fracos e características notáveis do texto. Lembre-se de basear sua discussão em critérios específicos. Boas críticas também incluem outras fontes para apoiar sua avaliação (lembre-se de fazer referência).
Você pode escolher como sequenciar sua crítica. Aqui estão alguns exemplos para você começar:
- As conclusões mais importantes para as menos importantes que você faz sobre o texto.
- Se sua crítica for mais positiva do que negativa, apresente os pontos negativos primeiro e os positivos por último.
- Se sua crítica for mais negativa do que positiva, apresente os pontos positivos primeiro e os negativos por último.
- Se houver pontos fortes e fracos para cada critério que você usa, você precisa decidir em geral qual é o seu julgamento. Por exemplo, você pode querer comentar uma ideia-chave no texto e ter comentários positivos e negativos. Você pode começar afirmando o que há de bom na ideia e depois admitir e explicar como ela é limitada de alguma forma. Embora este exemplo mostre uma avaliação mista, no geral você provavelmente está sendo mais negativo do que positivo.
- Em revisões longas, você pode abordar cada critério escolhido em um parágrafo, incluindo pontos negativos e positivos. Para resenhas críticas muito curtas (uma página ou menos), onde seus comentários serão mais breves, inclua um parágrafo de aspectos positivos e outro de negativos.
- Você também pode incluir recomendações sobre como o texto pode ser melhorado em termos de ideias, abordagem de pesquisa; teorias ou estruturas usadas também podem ser incluídas na seção de crítica.
Conclusão e Referências: Este é geralmente um parágrafo muito curto. Neste parágrafo você deve:
- Reafirmar sua opinião geral sobre o texto.
- Apresentar brevemente as recomendações.
- Se necessário, alguma qualificação ou explicação adicional de seu julgamento pode ser incluída. Isso pode ajudar sua crítica a parecer justa e razoável.
Já nas referências, se você usou outras fontes em sua revisão, inclua também uma lista de referências no final da revisão.
Dicas importantes para elaborar uma Resenha Crítica de qualidade
Em uma graduação ou mesmo uma pós, escrever bem é uma das características mais solicitadas e para aqueles que se assustam só de pensar em criar um texto, é preciso manter a calma e entender que essa é uma habilidade completamente treinável.
Resumir e parafrasear são habilidades essenciais para a escrita acadêmica e, em particular, a resenha crítica.
Resumir significa reduzir um texto aos seus pontos principais e às suas ideias mais importantes.
A extensão do seu resumo para uma revisão crítica deve ser apenas cerca de um quarto a um terço de toda a revisão crítica.
A melhor maneira de resumir
- Digitalize o texto. Procure informações que possam ser deduzidas da introdução, conclusão, título e títulos. O que eles dizem sobre os pontos principais do artigo?
- Localize as frases de tópico e destaque os pontos principais enquanto lê.
- Leia o texto novamente e faça anotações separadas dos pontos principais. Exemplos e evidências não precisam ser incluídos nesta fase. Geralmente eles são usados seletivamente em sua crítica.
Parafrasear significa colocar em suas próprias palavras. A paráfrase oferece uma alternativa ao uso de citações diretas em seu resumo (e na crítica) e pode ser uma maneira eficiente de integrar suas notas de resumo.
A melhor forma de parafrasear
- Revise suas notas de resumo;
- Reescreva-os com suas próprias palavras e em frases completas;
- Use verbos e frases de relatório, por exemplo. ‘O autor descreve…’, ‘Smith argumenta que…’.;
- Use aspas se incluir frases exclusivas ou especializadas do texto;
Faça a sua Resenha Crítica dentro das normas ABNT
Além de ser avaliado pelo pensamento crítico, o estudante também é avaliado por sua capacidade de organização do texto de acordo com as normas textuais vigentes.
No caso dos estudantes que fazem pesquisa científica no Brasil, a ABNT é o órgão responsável pela criação de normas técnicas.
Mais uma vez, o estudante não precisa se desesperar e ter medo da necessidade de formatar um trabalho.
No caso da ABNT para a resenha crítica, os aspectos de formatação recomendados são:
- Apresentar o trabalho em tamanho A4, com espaçamento 1,5 cm, fonte Arial, tamanho 11 e com texto justificado.
- A tabulação de parágrafos deve ser feita em 1,25cm e as margens devem ter 2,5 cm (superior), 2 cm (inferior), 2 cm (lateral esquerda) e 2 cm (lateral esquerda).
- O cabeçalho do texto deve ser configurado em 1 cm e o rodapé em 0,5 cm, isso faz com que haja um maior aproveitamento da página.
- O título da resenha deve estar centralizado, em tamanho doze, em negrito, com letras maiúsculas e minúsculas. Ao final do texto do título não deve ser colocado ponto final.
- Abaixo do título, insira seu nome, instituição e e-mail, tamanho 10, em letra itálico e texto centralizado.
- A numeração da página deve ser inserida no centro inferior, em fonte arial 10.
- A resenha crítica não deverá exceder 3 páginas, tendo no mínimo 1 página.
- Por se tratar de um texto de caráter crítico, a resenha deverá apresentar ao leitor do texto uma análise da obra em que a resenha foi baseada.
- O autor do texto deve iniciar o trabalho com uma introdução, nesta etapa deve apresentar ao leitor o assunto tratado na obra de referência, assim como dados gerais, apresentar o autor e suas falas.
- Durante o desenvolvimento da resenha, o autor precisará apresentar características da obra, seus aspectos positivos e negativos e também, se achar necessário, citar trechos da obra.
- Na conclusão da resenha, o autor deverá expor sua crítica pessoal sobre o trabalhado analisado, se recomenda ou não, a quem e a que a o trabalho deve ser indicado.
E aí?
O que você achou das nossas informações sobre a estrutura de uma resenha crítica e a ABNT para resenha crítica?
Deixe seu feedback!
O artigo Como é a Estrutura de uma Resenha Crítica e as Normas ABNT? apareceu primeiro em Aluno Expert.
Publicado primeiro em Aluno Expert https://ift.tt/Lceovmr
Nenhum comentário:
Postar um comentário