Conheça tudo a respeito de Rigor Metodológico
Se você quer entender sobre Rigor Metodológico já é sinal que está no caminho certo. Definir a metodologia de pesquisa antes de começar a escrever um trabalho acadêmico e científico é uma etapa fundamental e que simplesmente não pode ser deixada para depois.
Para muitos estudantes, principalmente aqueles que estão se aproximando do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), estudar sobre metodologias de pesquisa pode ser uma tarefa árdua.
Porém, insistir nesses estudos será extremamente valioso nas próximas etapas da vida acadêmica.
Ao entender os conteúdos e características que envolvem uma pesquisa, o processo tende a se tornar mais simples!
Além disso, definir a metodologia para o trabalho é uma etapa fundamental para garantir o rigor científico ao estudo que está em fase de desenvolvimento.
Para facilitar o entendimento sobre rigor na pesquisa, e mais especificamente, o que é o rigor metodológico e quais são os principais tipos de metodologias que podem ser escolhidas para a produção de uma pesquisa científica, o nosso site preparou esse conteúdo de forma exclusiva para abordar esse assunto da forma mais objetiva possível.
Vamos lá!
Rigor no meio acadêmico: entenda o significado
Primeiramente, devemos entender o que significa o rigor no meio acadêmico. Após a compreensão deste termo, se tornará mais simples entender sobre sua importância dentro de uma pesquisa científica.
O rigor em uma pesquisa científica significa, de forma simplificada, um controle de qualidade. Ou seja, sem o rigor na pesquisa, não é possível produzir ciência!
Em outras palavras, para fazer com que a sua pesquisa seja válida, confiável e autêntica você precisará do rigor. E, embora pareça um termo complicado e subjetivo, é necessário assimilar a ideia de que o rigor virá sempre primeiro em um estudo.
Apesar do rigor proporcionar a validação, confiabilidade e reprodutibilidade de uma pesquisa, em alguns casos ele pode não ser considerado um critério absoluto.
Entenda o significado e a importância do Rigor Metodológico
E o que significa Rigor Metodológico?
Após entender um pouco mais sobre o conceito de rigor, entra em cena uma das partes mais importantes de uma pesquisa científica, que é a metodologia. E dentro dessa noção, surge a importância de seguir o rigor metodológico.
Como já comentamos anteriormente, o rigor trata-se de um conjunto de elementos que determinam a validade de um estudo. Logo, o rigor metodológico tem como objetivo investigar e definir o futuro de uma pesquisa com base na metodologia e resultados obtidos.
O rigor metodológico garante a validade e autenticidade do estudo realizado.
Ele é composto por alguns critérios fundamentais, que são:
– Veracidade: análise do nível da evidência e o seu grau de confiabilidade.
– Aplicabilidade: o método de pesquisa aplicado em determinado estudo deve conduzir a resultados úteis para a área de atuação do pesquisador e que possam contribuir para o avançar do seguimento.
– Consistência: ponto chave que garante o rigor na condução de um estudo, garantindo a construção de credibilidade e torna legítimo o estudo realizado.
– Neutralidade: No rigor metodológico, é preciso pensar na neutralidade científica enquanto uma imparcialidade do trabalho realizado. Ou seja, o pesquisador não deverá se envolver de forma emocional no tema abordado. Mesmo que em algumas instâncias haja interações entre pesquisador e pesquisados, na hora da escolha dos métodos e análise dos resultados é preciso que o autor do trabalho se distancie do grupo de estudo para ter um olhar mais fidedigno com a realidade observada.
Bom, e quais são os métodos de pesquisa?
Vamos falar deles?
Listagem de principais metodologias
Para que um trabalho científico seja produzido com qualidade e rigor científico, o estudante deve ter conhecimento dos métodos de pesquisa. Afinal, somente a partir da escolha do método será possível realizar o trabalho com excelência.
Os métodos de pesquisa auxiliam e norteiam o responsável pelo projeto científico na realização, descrição e argumentação de todo o estudo.
Além disso, eles também servem para guiar o aluno para as abordagens, coletas de dados e técnicas que devem ser utilizadas durante a pesquisa.
A seguir, listamos os principais métodos de pesquisa utilizados e as características que permeiam cada tipo.
→ Você pode aprofundar mais este assunto, lendo nossos outros artigos a respeito de metodologia abaixo:
– Pesquisa qualitativa:
A pesquisa qualitativa envolve a coleta e análise de dados não-numerais, ou seja, trata de entender opiniões, conceitos ou experiências. Esse tipo de pesquisa pode ser usado para analisar problemas de forma profunda ou propor novas ideias para debates.
O modelo de pesquisa qualitativa é mais usado nas áreas de ciências humanas.
– Pesquisa quantitativa:
A pesquisa quantitativa é definida pelo processo de coleta e análise de dados numéricos. Pode ter como objetivo fazer previsões, desenvolver padrões e porcentagens, generalizar resultados ou propor testes.
Esse modelo de pesquisa é mais usado nas áreas de ciências naturais e sociais como, por exemplo, biologia, economia, marketing, química, etc.
– Pesquisa quali-quanti (ou mista):
Como o próprio nome já sugere, esse modelo de pesquisa envolve os dois tipos de pesquisa citados acima.
Uma pesquisa baseada na metodologia quali-quanti tem como objetivo coletar e analisar dados numéricos e não numéricos. Enquanto a pesquisa quantitativa lida com números e dados estatísticos, a pesquisa qualitativa lida com as palavras e seus significados.
– Pesquisa descritiva:
Essa metodologia tem como objetivo descrever de forma acurada e sistemática alguma situação, fenômeno ou população.
O pesquisador que escolhe esse tipo de pesquisa não tem controle ou pode manipular as diferentes variáveis, seu trabalho tem foco apenas na observação e mensuração do estudo.
A pesquisa descritiva busca responder às perguntas o quê, onde, quando e como. Porém, não coloca o pesquisador como responsável em responder ao porquê de determinado acontecimento.
– Pesquisa exploratória:
Esse modelo de pesquisa tem como principal objetivo investigar questões que não foram exploradas de forma profunda anteriormente.
Geralmente, a pesquisa exploratória é de natureza qualitativa. Porém, dependendo da abordagem utilizada durante a pesquisa, pode ser de natureza quantitativa também.
– Pesquisa de campo:
Esse modelo de pesquisa é definido como de natureza qualitativa, uma vez que tem como principal objetivo a coleta de dados com a intenção de realizar uma observação detalhada.
Através de uma pesquisa de campo o pesquisador pode observar, interagir e entender os sujeitos enquanto eles estão em seus meios de convivência.
– Pesquisa bibliográfica:
Uma pesquisa bibliográfica pode ser definida como qualquer pesquisa que utiliza informações em materiais já publicados para confirmar ou rejeitar alguma tese.
Os materiais de pesquisa nesta metodologia podem ser recursos como, por exemplo, revistas, livros, diários, gravações, recursos online, etc.
– Pesquisa exploratória:
A pesquisa exploratória é aquela que busca compreender um problema subjetivo, ou seja, que não está claramente definido. Ao longo do estudo é possível ter um melhor entendimento do problema, mas dificilmente encontrar resultados conclusivos.
O pesquisador que escolhe esse tipo de metodologia pode iniciar o estudo com uma ideia generalista e ao longo da pesquisa utilizá-la para encontrar uma média para identificar outros problemas.
Geralmente, uma pesquisa exploratória é usada para responder questionamentos como o quê, porquê e como.
– Pesquisa explicativa:
O método de pesquisa explicativa é aquele que explora o motivo de determinado acontecimento, principalmente quando existe um número de informações limitado para o estudo.
Esse modelo de pesquisa consegue ajudar o pesquisador a aumentar o entendimento de determinado tópico, verificar porque determinados fenômenos ocorrem e prever outros aspectos que tendem a se repetir no futuro.
E aí?
O que você achou das nossas informações sobre o conceito de rigor metodológico e tipos de metodologias que são viáveis para o desenvolvimento de um bom estudo?
O artigo Rigor Metodológico: saiba tudo em nosso guia! apareceu primeiro em Aluno Expert.
Publicado primeiro em Aluno Expert https://ift.tt/khVn8U6
Nenhum comentário:
Postar um comentário