Pré-Projeto de Pesquisa Pronto

Então você está nesta fase tão importante da construção de um TCC e procura um Pré-Projeto de Pesquisa Pronto para se basear? Trago neste artigo um exemplo comentado parte a parte, (+ 65 exemplos prontos) que vão te ajudar a escrever o seu, esteja você fazendo um pré-projeto de TCC, anteprojeto ou ainda projeto de pesquisa (como denominam as instituições) em qualquer área.

Para um Pré-projeto de TCC Pronto, seja ele de monografia ou qualquer outro tipo de TCC, você pode utilizar a mesma base que apresento abaixo, ok? Ah, e o modelo que trago é de um pré-projeto de pesquisa em Pedagogia, mas com os comentários de cada item você conseguirá adaptar para sua área de formação.


Esteja você fazendo graduação ou uma pós-graduação (especialização) a base é a mesma.

Outro ponto importante deste artigo é que você vai encontrar links que vão te ajudar a desenvolver os pontos do seu projeto. Aproveite.

 

Pré-projeto de TCC Pronto
Um pré-projeto é um cartão de visita de monografias, TCCs, artigos acadêmicos, dissertações de mestrado, teses de doutorados e qualquer outro trabalho que precise do rigor científico

 
 

Porque escrever um pré-projeto de pesquisa?

O pré-projeto de pesquisa é uma importante parte da produção científica e podemos dizer que ele é como um cartão de visita de monografias, TCCs, artigos acadêmicos, dissertações de mestrado, teses de doutorados e qualquer outro trabalho que precise do rigor científico, funcionando como um roteiro para a elaboração de pesquisas.

O Pré-projeto de Pesquisa Pronto que está abaixo apresenta muito bem a ideia da elaboração do TCC que será desenvolvido, e saiba, é de grande importância a boa construção de um anteprojeto deste (claro, na sua área) pois você entende sua pesquisa, sabe o rumo que ela vai tomar, sem contar que com este pré-projeto pronto, a introdução do seu TCC, de sua pesquisa propriamente dita, estará praticamente escrita! Arrisco a dizer mais da metade dela já estará pronta.

 

O que há de tão particular em um anteprojeto de pesquisa?

Uma das principais funções da universidade é, sem sobra de dúvidas, a produção de conhecimento. Eu sei que talvez você não tivesse essa noção quando viu o tão sonhado aprovado escrito ao lado do seu nome no resultado do vestibular ou quando você se inscreveu em uma pós-graduação.

Ao longo da sua graduação você foi estimulado a fazer várias pesquisas, mas não uma pesquisa comum e sim, uma com rigor acadêmico, com normas específicas e métodos pré-estabelecidos, além, é claro, de uma finalidade muito importante.

E aí surge o Pré-projeto de Pesquisa.

Você já deve ter ouvido o seu professor pedir um trabalho para a sua turma e ao final de passar a tarefa disse: Turma, quero o trabalho no formato da ABNT.

Para nossa sorte, existe um manual que ajuda a criar um padrão para a apresentação de futuros estudos científicos. Imagine só, se cada instituição ou pessoa resolvesse fazer do jeito dela. Seria uma bagunça! Não é mesmo?

É isso que farei hoje! Vou te apresentar um Pré-projeto de Pesquisa Pronto em Pedagogia, dentro das normas para você adaptar a sua área de formação.

Para acessar o conteúdo completo deste artigo, acesse: https://alunoexpert.com.br/pre-projeto-de-pesquisa-pronto/

 

quarta-feira, 30 de junho de 2021

A importância do diário de bordo para a aprendizagem da metodologia científica


Um aliado para uma pesquisa bem elaborada

 O diário de bordo é uma ferramenta que consiste no registro pelos pesquisadores das etapas e tarefas realizadas ao longo do desenvolvimento de um projeto de pesquisa. Nele os pesquisadores anotam as ideias, observações, experimentos (se houver), comentários, fotos, esquemas.

O diário também serve para registrar de forma precisa todo o andamento do projeto, auxiliando na organização das informações, resultado e na análise dos problemas vivenciados durante o trabalho.

Ele deve conter informações como: data, questões, ideias e respostas encontradas. Sua estrutura é formada através desses elementos: 

  • Cabeçalho ( data, hora, início, fim) , local onde ocorreu a atividade e quem a registrou;
  • Descrição das atividade e indicação dos participantes (utilizar textos, observações, tabelas, imagens, gráficos, referências);
  • Reflexão sobre os resultados (como foi executado e quais serão os próximos passos).


 

Além de ser importante para o aprendizado, ele serve de testemunha de tudo que foi feito durante o projeto e auxilia na elaboração do relatório final de pesquisa.

Podemos perceber o quão as oportunidades de investigação na educação básica, auxiliam tanto no desenvolvimento de competências curriculares, quanto socioemocionais, principalmente na mobilização de esforços para continuar estudando, isto é, ingressar no Ensino Técnico e/ou Superior

Os trabalhos desenvolvidos com base em metodologia científica permitem a integração entre instituições de ensino de Educação Básica e de Ensino Superior, pois há programas e projetos de extensão em instituições de Ensino Superior que abrem as portas para que estudantes possam conhecer e desejar esses espaços como os seus futuros.

A Educação é uma área prioritária em uma sociedade que deseja ser mais justa e igualitária. Educação é um direito social, que envolve o acesso, a permanência e a qualidade. Para que os jovens se sintam atraídos pelas propostas educacionais, oportunizar atividades que mobilizem conhecimentos e desafios é um caminho assertivo.

Para se construir qualidade na educação, a excelência acadêmica é um valor a ser perseguido e sem a aquisição de conhecimentos básicos, como a metodologia científica, essa construção fica inviabilizada. Unir ferramentas virtuais e presenciais e instituições de pesquisa é uma forma de somar forças e de compartilhar conhecimentos.

O diário de bordo é uma forma dinâmica de se registrar um trabalho, fazendo com que os alunos e pesquisadores se sintam mais interessados e assim, assumindo o comprometimento com o projeto.

Publicado originalmente em: https://www.meon.com.br/meonjovem/alunos/a-importancia-do-diario-de-bordo-para-a-aprendizagem-da-metodologia-cientifica Com supervisão de Giovana Colela, jornalista do Meon Jovem. 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário