Pré-Projeto de Pesquisa Pronto

Então você está nesta fase tão importante da construção de um TCC e procura um Pré-Projeto de Pesquisa Pronto para se basear? Trago neste artigo um exemplo comentado parte a parte, (+ 65 exemplos prontos) que vão te ajudar a escrever o seu, esteja você fazendo um pré-projeto de TCC, anteprojeto ou ainda projeto de pesquisa (como denominam as instituições) em qualquer área.

Para um Pré-projeto de TCC Pronto, seja ele de monografia ou qualquer outro tipo de TCC, você pode utilizar a mesma base que apresento abaixo, ok? Ah, e o modelo que trago é de um pré-projeto de pesquisa em Pedagogia, mas com os comentários de cada item você conseguirá adaptar para sua área de formação.


Esteja você fazendo graduação ou uma pós-graduação (especialização) a base é a mesma.

Outro ponto importante deste artigo é que você vai encontrar links que vão te ajudar a desenvolver os pontos do seu projeto. Aproveite.

 

Pré-projeto de TCC Pronto
Um pré-projeto é um cartão de visita de monografias, TCCs, artigos acadêmicos, dissertações de mestrado, teses de doutorados e qualquer outro trabalho que precise do rigor científico

 
 

Porque escrever um pré-projeto de pesquisa?

O pré-projeto de pesquisa é uma importante parte da produção científica e podemos dizer que ele é como um cartão de visita de monografias, TCCs, artigos acadêmicos, dissertações de mestrado, teses de doutorados e qualquer outro trabalho que precise do rigor científico, funcionando como um roteiro para a elaboração de pesquisas.

O Pré-projeto de Pesquisa Pronto que está abaixo apresenta muito bem a ideia da elaboração do TCC que será desenvolvido, e saiba, é de grande importância a boa construção de um anteprojeto deste (claro, na sua área) pois você entende sua pesquisa, sabe o rumo que ela vai tomar, sem contar que com este pré-projeto pronto, a introdução do seu TCC, de sua pesquisa propriamente dita, estará praticamente escrita! Arrisco a dizer mais da metade dela já estará pronta.

 

O que há de tão particular em um anteprojeto de pesquisa?

Uma das principais funções da universidade é, sem sobra de dúvidas, a produção de conhecimento. Eu sei que talvez você não tivesse essa noção quando viu o tão sonhado aprovado escrito ao lado do seu nome no resultado do vestibular ou quando você se inscreveu em uma pós-graduação.

Ao longo da sua graduação você foi estimulado a fazer várias pesquisas, mas não uma pesquisa comum e sim, uma com rigor acadêmico, com normas específicas e métodos pré-estabelecidos, além, é claro, de uma finalidade muito importante.

E aí surge o Pré-projeto de Pesquisa.

Você já deve ter ouvido o seu professor pedir um trabalho para a sua turma e ao final de passar a tarefa disse: Turma, quero o trabalho no formato da ABNT.

Para nossa sorte, existe um manual que ajuda a criar um padrão para a apresentação de futuros estudos científicos. Imagine só, se cada instituição ou pessoa resolvesse fazer do jeito dela. Seria uma bagunça! Não é mesmo?

É isso que farei hoje! Vou te apresentar um Pré-projeto de Pesquisa Pronto em Pedagogia, dentro das normas para você adaptar a sua área de formação.

Para acessar o conteúdo completo deste artigo, acesse: https://alunoexpert.com.br/pre-projeto-de-pesquisa-pronto/

 

segunda-feira, 13 de julho de 2020

Universitários têm dificuldade para fazer TCC durante pandemia

Muitos estudantes tiveram que mudar, de última hora, projetos inteiros

Projetos são complexos e realizados em várias etapas que, muitas vezes, não podem ser feitas a distância, como gravação de imagens e visitas técnicas


Alunos dos últimos anos de faculdades e universidades de São Paulo relataram ter dificuldades na produção dos TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso) por causa da pandemia do novo coronavírus e do isolamento social adotado no estado de São Paulo.

Muitos estudantes têm projetos que não podem ser realizados a distância, como documentários e análises técnicas, por exemplo, e tiveram que alterar o modelo proposto ou deixar de fazer partes do projeto. 

O grupo de Alicia Gouveia, estudante de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, precisou mudar todo o formato do projeto depois de ter problemas para produzir o material bruto. O objetivo era fazer um documentário sobre os estereótipos e estigmas das mulheres torcedoras de futebol.

“A ideia era ir em barzinhos em dia de jogo, visitar a casa dessas torcedoras para mostrar quartos, gavetas, essas coisas. Ir a estádios gravar o ambiente, a revista na entrada, mostrar como é ser uma mulher num ambiente tão hostil e masculinizado”, conta a jovem.

Porém, com a pandemia, todos os campeonatos de futebol foram cancelados, barzinhos foram fechados e “acabou a história de visitar casa de torcedoras”, lamenta Alicia.

A estudante conta que o grupo até tentou manter o formato de documentário, mas não deu certo.

Depois de passar pela frustração de não utilizar o modelo escolhido, o grupo resolveu mudar. Agora, realizam um projeto multiplataforma que junta episódios de podcast e posts no Instagram.

“As gravações estão sendo feitas em uma plataforma chamada Zencast e as entrevistadas ajudam a gente mandando fotos e vídeos de arquivo pessoal para publicarmos”, finaliza Alicia.

Também no universo esportivo, a estudante de fisioterapia da USP (Universidade de São Paulo), Núria Gomez, havia se preparado para entregar vídeos e análises de vídeos sobre rugby.

Com o cancelamento das atividades esportivas, o grupo dela não conseguiu acompanhar jogos, nem realizar filmagens, parte base do trabalho.

PublicidadeFechar anúncio
Com isso, todo o processo de produção foi alterado e o grupo agora usa imagens de terceiros. Mas, para utilizar os vídeos, eles precisam da autorização de quem fez as imagens e de quem aparece nelas.

Como o contato com os envolvidos é difícil, o projeto tem partes paralisadas. Núria teme não conseguir produzir o necessário dentro do prazo estipulado ou até ter de realizar outras mudanças grandes no projeto.

Para finalizar seu TCC, Yuri Bianchi, formando de direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, precisava fazer visitas técnicas e entrevistas presenciais em centros de acolhida e órgãos governamentais. Com o fechamento das unidades e a proibição de visitas, o projeto foi afetado. O trabalho, que tinha a parte prática, foi entregue somente com as análises teóricas.

A estudante de engenharia química do Instituto Mauá de Tecnologia, Giuliana Robles, teve dificuldades técnicas e não tem como produzir uma parte do seu projeto.

A ideia inicial era realizar uma fase de testes de reagentes em laboratório e outra de produção em si. “Precisava do acesso aos recursos dos laboratórios da faculdade como impressora 3D, por exemplo, coisas que não tenho em casa”, conta a estudante.

De acordo com a universitária, o Instituto comunicou a liberação, a partir desta segunda-feira (29), do acesso aos laboratórios só para a produção de TCCs. Porém, por enquanto nenhuma lista de reserva de laboratório foi liberada e não foram divulgadas orientações para o uso do espaço.

Uma outra parte da nota de Giuliana virá da apresentação do protótipo produzido em uma feira que acontece no final do ano. Sem saber se será possível a realização do evento ou a produção do protótipo, ela e seu grupo estão incertos sobre a entrega e, por enquanto, trabalham somente na parte teórica.

Debora Krakauer, formanda de psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, relatou ter passado por dificuldades psicológicas durante a produção do seu projeto, que foi entregue nesta segunda-feira (29).

Realizar o TCC no meio de uma pandemia fez com que a jovem desenvolvesse crises de ansiedade e insônia. A condição era tão intensa que se manifestava de forma paralisante, afetando sua produtividade.

“Eu fiz a primeira parte do projeto, entreguei. Mas não está como eu gostaria que estivesse. Me considero uma pessoa privilegiada já que as minhas dificuldades não são relacionadas com questão de acessibilidade e recursos, mas estou sofrendo muito com a ansiedade”, conta.

Outro ponto relatado foi a falta de motivação e de perspectiva do futuro em decorrência da pandemia. “Não sei se vou conseguir me formar este ano. Não sei como será o desenvolvimento final deste projeto”, lamenta Debora.

*Estagiária do Portal R7 sob a supervisão de Karla Dunder. 

Fonte: https://noticias.r7.com/educacao/universitarios-tem-dificuldade-para-fazer-tcc-durante-pandemia-02072020

Nenhum comentário:

Postar um comentário