Pré-Projeto de Pesquisa Pronto

Então você está nesta fase tão importante da construção de um TCC e procura um Pré-Projeto de Pesquisa Pronto para se basear? Trago neste artigo um exemplo comentado parte a parte, (+ 65 exemplos prontos) que vão te ajudar a escrever o seu, esteja você fazendo um pré-projeto de TCC, anteprojeto ou ainda projeto de pesquisa (como denominam as instituições) em qualquer área.

Para um Pré-projeto de TCC Pronto, seja ele de monografia ou qualquer outro tipo de TCC, você pode utilizar a mesma base que apresento abaixo, ok? Ah, e o modelo que trago é de um pré-projeto de pesquisa em Pedagogia, mas com os comentários de cada item você conseguirá adaptar para sua área de formação.


Esteja você fazendo graduação ou uma pós-graduação (especialização) a base é a mesma.

Outro ponto importante deste artigo é que você vai encontrar links que vão te ajudar a desenvolver os pontos do seu projeto. Aproveite.

 

Pré-projeto de TCC Pronto
Um pré-projeto é um cartão de visita de monografias, TCCs, artigos acadêmicos, dissertações de mestrado, teses de doutorados e qualquer outro trabalho que precise do rigor científico

 
 

Porque escrever um pré-projeto de pesquisa?

O pré-projeto de pesquisa é uma importante parte da produção científica e podemos dizer que ele é como um cartão de visita de monografias, TCCs, artigos acadêmicos, dissertações de mestrado, teses de doutorados e qualquer outro trabalho que precise do rigor científico, funcionando como um roteiro para a elaboração de pesquisas.

O Pré-projeto de Pesquisa Pronto que está abaixo apresenta muito bem a ideia da elaboração do TCC que será desenvolvido, e saiba, é de grande importância a boa construção de um anteprojeto deste (claro, na sua área) pois você entende sua pesquisa, sabe o rumo que ela vai tomar, sem contar que com este pré-projeto pronto, a introdução do seu TCC, de sua pesquisa propriamente dita, estará praticamente escrita! Arrisco a dizer mais da metade dela já estará pronta.

 

O que há de tão particular em um anteprojeto de pesquisa?

Uma das principais funções da universidade é, sem sobra de dúvidas, a produção de conhecimento. Eu sei que talvez você não tivesse essa noção quando viu o tão sonhado aprovado escrito ao lado do seu nome no resultado do vestibular ou quando você se inscreveu em uma pós-graduação.

Ao longo da sua graduação você foi estimulado a fazer várias pesquisas, mas não uma pesquisa comum e sim, uma com rigor acadêmico, com normas específicas e métodos pré-estabelecidos, além, é claro, de uma finalidade muito importante.

E aí surge o Pré-projeto de Pesquisa.

Você já deve ter ouvido o seu professor pedir um trabalho para a sua turma e ao final de passar a tarefa disse: Turma, quero o trabalho no formato da ABNT.

Para nossa sorte, existe um manual que ajuda a criar um padrão para a apresentação de futuros estudos científicos. Imagine só, se cada instituição ou pessoa resolvesse fazer do jeito dela. Seria uma bagunça! Não é mesmo?

É isso que farei hoje! Vou te apresentar um Pré-projeto de Pesquisa Pronto em Pedagogia, dentro das normas para você adaptar a sua área de formação.

Para acessar o conteúdo completo deste artigo, acesse: https://alunoexpert.com.br/pre-projeto-de-pesquisa-pronto/

 

quinta-feira, 21 de maio de 2020

Por Conta Do Distanciamento Social, Defesas De Mestrado E Doutorado Acontecem Com Bancas Remotas



A pandemia do novo coronavírus, o Covid-19, trouxe novos cenários e muitas mudanças. A disseminação da doença impactou diretamente diversos setores, entre eles a área educacional. Com isso, buscando manter a qualidade dos serviços, a Universidade Tiradentes investiu ainda mais em tecnologia e capacitação dos professores e colaboradores para desenvolver suas atividades.

Entre as inovações para este período, a instituição de ensino passou a realizar as defesas de dissertações e teses, de forma agendada, pelas Plataformas Google Classroom e Google Hangouts. Desde o dia 06 de abril, quatro defesas de teses de mestrado e doutorado foram realizadas pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Unit.

“A partir da portaria do Ministério da Educação que permitiu os encontros em espaços virtuais, a Pró-reitoria de pesquisa emitiu um comunicado autorizando a realização das bancas remotas. O nosso programa foi o primeiro que deu os encaminhamentos oficiais. Nós temos uma linha específica de educação e tecnologia que trabalha com esses processos e, por isso, conseguimos mais agilidade para a realização”, declara o professor Cristiano Ferronato, coordenador do PPED da Unit.

“É muito importante neste momento utilizar a tecnologia ao nosso favor. Tem facilitado bastante e, mesmo em quarentena, continuamos cumprindo com o nosso calendário com bancas remotas. Vale ressaltar que o nosso modelo continua sendo o presencial, não há mudança neste sentido porque a portaria é válida para este período que estamos vivenciando”, acrescenta Ferronato.
A professora Adriana Rocha, gestora do Campus Estância da Unit foi a primeira a apresentar neste novo formato. A pesquisadora defendeu a tese “Incluir e não apenas integrar: análise do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade, no município de Estância/SE”.

“A pesquisa foi um estudo de caso no município de Estância, um dos polos do programa Educação Inclusiva, direito à diversidade, do Ministério da Educação. A iniciativa tinha como objetivo disseminar as políticas públicas da educação especial sob a ótica da educação inclusiva, fazendo de todos os ambientes educacionais, locais inclusivos para os estudantes com qualquer tipo de deficiência ou transtorno global do desenvolvimento”, comenta Adriana.

A doutoranda classifica essa experiência como única. “No início, pensei que não fosse ter a mesma emoção como se fosse presencialmente, mas foi uma emoção grandiosa como se estivéssemos todos juntos e reunidos. Me surpreendeu em todos os aspectos, inclusive com tempo de duração semelhante ao presencial”, salienta a doutoranda.

Com a orientação do professor doutor Ronaldo Linhares, a pesquisa foi realizada de 2016 a 2020. “Todo o ritual foi mantido do presencial. Todos os cinco professores na sala, a aluna teve o mesmo tempo definido para apresentar, com meu acompanhamento para o cumprimento. Após a fala, foi aberto para as considerações e questões sobre o trabalho. Ao final, a banca se posicionou sobre a nota e as sugestões de melhorias necessárias para aperfeiçoamento do texto”, explica.

“Sentimos falta apenas do cafezinho, da foto com a banca e os abraços finais. Faremos quando retornarmos às nossas atividades”, finaliza Ronaldo.

Assessoria de Imprensa

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