Pré-Projeto de Pesquisa Pronto

Então você está nesta fase tão importante da construção de um TCC e procura um Pré-Projeto de Pesquisa Pronto para se basear? Trago neste artigo um exemplo comentado parte a parte, (+ 65 exemplos prontos) que vão te ajudar a escrever o seu, esteja você fazendo um pré-projeto de TCC, anteprojeto ou ainda projeto de pesquisa (como denominam as instituições) em qualquer área.

Para um Pré-projeto de TCC Pronto, seja ele de monografia ou qualquer outro tipo de TCC, você pode utilizar a mesma base que apresento abaixo, ok? Ah, e o modelo que trago é de um pré-projeto de pesquisa em Pedagogia, mas com os comentários de cada item você conseguirá adaptar para sua área de formação.


Esteja você fazendo graduação ou uma pós-graduação (especialização) a base é a mesma.

Outro ponto importante deste artigo é que você vai encontrar links que vão te ajudar a desenvolver os pontos do seu projeto. Aproveite.

 

Pré-projeto de TCC Pronto
Um pré-projeto é um cartão de visita de monografias, TCCs, artigos acadêmicos, dissertações de mestrado, teses de doutorados e qualquer outro trabalho que precise do rigor científico

 
 

Porque escrever um pré-projeto de pesquisa?

O pré-projeto de pesquisa é uma importante parte da produção científica e podemos dizer que ele é como um cartão de visita de monografias, TCCs, artigos acadêmicos, dissertações de mestrado, teses de doutorados e qualquer outro trabalho que precise do rigor científico, funcionando como um roteiro para a elaboração de pesquisas.

O Pré-projeto de Pesquisa Pronto que está abaixo apresenta muito bem a ideia da elaboração do TCC que será desenvolvido, e saiba, é de grande importância a boa construção de um anteprojeto deste (claro, na sua área) pois você entende sua pesquisa, sabe o rumo que ela vai tomar, sem contar que com este pré-projeto pronto, a introdução do seu TCC, de sua pesquisa propriamente dita, estará praticamente escrita! Arrisco a dizer mais da metade dela já estará pronta.

 

O que há de tão particular em um anteprojeto de pesquisa?

Uma das principais funções da universidade é, sem sobra de dúvidas, a produção de conhecimento. Eu sei que talvez você não tivesse essa noção quando viu o tão sonhado aprovado escrito ao lado do seu nome no resultado do vestibular ou quando você se inscreveu em uma pós-graduação.

Ao longo da sua graduação você foi estimulado a fazer várias pesquisas, mas não uma pesquisa comum e sim, uma com rigor acadêmico, com normas específicas e métodos pré-estabelecidos, além, é claro, de uma finalidade muito importante.

E aí surge o Pré-projeto de Pesquisa.

Você já deve ter ouvido o seu professor pedir um trabalho para a sua turma e ao final de passar a tarefa disse: Turma, quero o trabalho no formato da ABNT.

Para nossa sorte, existe um manual que ajuda a criar um padrão para a apresentação de futuros estudos científicos. Imagine só, se cada instituição ou pessoa resolvesse fazer do jeito dela. Seria uma bagunça! Não é mesmo?

É isso que farei hoje! Vou te apresentar um Pré-projeto de Pesquisa Pronto em Pedagogia, dentro das normas para você adaptar a sua área de formação.

Para acessar o conteúdo completo deste artigo, acesse: https://alunoexpert.com.br/pre-projeto-de-pesquisa-pronto/

 

quinta-feira, 28 de maio de 2020

A importância da formação complementar

Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa

A Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa construiu cinco programas de Mestrado, orientados para o exercício profissional, assegurados por um corpo docente maioritariamente constituído por profissionais com elevada experiência académica e prática.


Consciente da importância que a formação complementar oferecida nos seus Mestrados e LL.M. tem para os jovens juristas que pretendem iniciar a sua vida profissional, a Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa construiu cinco programas de Mestrado.
Mestrado em Direito Administrativo assegura uma formação sólida nas principais áreas do Direito Administrativo e oferece um conjunto de unidades curriculares nas áreas da contratação pública, ambiente, urbanismo e energia, vocacionadas para quem tenha interesse em ampliar os seus conhecimentos em domínios de ponta e com grande atualidade.
Mestrado Forense visa o aprofundamento de competências relevantes para quem pensa especializar-se em contencioso e arbitragem. Conta com um leque muito diversificado de disciplinas em três domínios distintos: Direito e Processo do Trabalho, Direito e Processo Penal e Direito e Processo Civil. É também o Mestrado ideal para aqueles que pretendem candidatar-se ao Centro de Estudos Judiciários.
Mestrado em Direito Empresarial proporciona um conhecimento alargado das organizações empresariais e do mercado, apresentando uma especial incidência no estudo do direito das sociedades comerciais.
Através de disciplinas lecionadas em português e inglês, no Mestrado em Direito Fiscal, os alunos têm a possibilidade de estudar um conjunto de matérias essenciais a quem pretenda trabalhar a fiscalidade no dia-a-dia.
Mestrado em Direito e Gestão, promovido pela Escola de Lisboa da Faculdade de Direito e pela Católica-Lisbon School of Business and Economics, complementa a formação dos juristas, dotando-os de conhecimentos sólidos de Gestão e permitindo-lhes o aprofundamento dos conhecimentos de Direito.
A Católica Global School of Law oferece três programas de LL.M., que permitem obter o grau de mestre em direito transnacional e são integralmente lecionados em inglês por um corpo docente composto na sua maioria por docentes internacionais de renome.
Law in a European and Global Context é um programa único e altamente inovador em termos pedagógicos (total law approach), que se dirige a recém-licenciados e procura dar-lhes uma formação de base sólida sobre a prática do Direito numa escala global. Por isso, para além de disciplinas próprias de direito Internacional e da União Europeia e dos soft skills labs, o programa ainda permite formar os alunos para a prática profissional global e transnacional em qualquer domínio do Direito.
International Business Law é um dos poucos programas dirigidos a jovens licenciados que procuram uma prática de advocacia internacional em direito dos negócios. Por isso, para além de um conjunto robusto de soft skills labs, o programa tem uma abordagem anglo-saxónica e transnacional em relação a temas como o direito dos contratos, a arbitragem comercial e de investimento, a governação societária, o tax design, entre outros.
Por fim, o Law in a Digital Economy dirige-se a quem compreende o desenvolvimento tecnológico não apenas como um desafio, mas também como uma oportunidade. Por isso, está desenhado para assegurar formação jurídica sobre o impacto e o funcionamento das novas tecnologias, bem como sobre a progressiva digitalização da vida económica, social e cultural. Por essa razão, ao lado das disciplinas eminentemente jurídicas e dos soft skills labs, o programa inclui ainda um pre-LL.M. bootcamp sobre informática para juristas.
Muitos finalistas têm dúvidas quanto à opção que deverão tomar depois de concluírem a sua licenciatura em Direito. Muitos questionam se devem iniciar imediatamente um estágio profissional ou se devem complementar a sua formação através da realização de um Mestrado ou de um programa de LL.M. A resposta não é difícil. De acordo com um estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos divulgado no final de 2017, “a formação pós-graduada, mais concretamente um mestrado, continuou a ser garantia de salários mais elevados do que os auferidos pela generalidade dos profissionais detentores de uma licenciatura, mesmo nos anos da crise”.
Esta conclusão vem ao encontro do que é a nossa experiência. De forma a aperfeiçoarmos os nossos programas, todos os anos consultamos os principais recrutadores sobre o perfil dos advogados estagiários contratados. Nesse quadro verificamos, ano após ano, a preferência por juristas que tenham realizado um Mestrado. Em 2019, 60% dos advogados-estagiários recrutados era detentor de um Mestrado. Desses, 50% fez o seu Mestrado na Escola de Lisboa da FD UCP (1).
Esta é a derradeira prova de que o mercado confia nos métodos de ensino inovadores em que se valoriza fortemente a participação dos alunos no processo de aprendizagem e na elevada exigência imposta ao longo de todo o percurso académico.
Os anos de 2020/2021 corresponderão a tempos de exceção, ainda mais exigentes para os jovens juristas. Acreditamos que, mais do que nunca, a especialização em áreas inovadoras onde se prevê um crescimento de oportunidade de carreira é fundamental para garantir a sua empregabilidade.
Todos os anos, nos meses de abril e maio, reunimos na Universidade Católica Portuguesa estudantes e coordenadores dos nossos programas de mestrado orientados para o exercício profissional e LL.M. para apresentar novidades, esclarecer dúvidas e promover o contacto entre os nossos futuros alunos e patrocinadores.
Apesar das circunstâncias que todos conhecemos, este ano não é exceção. Em face do enorme interesse que continua a ser manifestado por candidatos oriundos das várias universidades portuguesas, decidimos agendar para o dia 21 de abril o primeiro Open Day Digital da nossa história. A forma como chegamos aos nossos candidatos será naturalmente diferente, mas igualmente próxima.
Convidamos, por esse motivo, o os estudantes de todas as faculdades de direito do país a juntarem-se a nós neste Open Day Digital.

(1) Fonte: inquérito realizado às entidades que participaram no JobShop em novembro de 2019.

Este conteúdo foi produzido em colaboração com Ana Taveira da Fonseca, Vice-Diretora da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da UCP e Coordenadora do 2º Ciclo e Armando Rocha, Vice-Diretor da Católica Global School of Law.

Nenhum comentário:

Postar um comentário