Pré-Projeto de Pesquisa Pronto

Então você está nesta fase tão importante da construção de um TCC e procura um Pré-Projeto de Pesquisa Pronto para se basear? Trago neste artigo um exemplo comentado parte a parte, (+ 65 exemplos prontos) que vão te ajudar a escrever o seu, esteja você fazendo um pré-projeto de TCC, anteprojeto ou ainda projeto de pesquisa (como denominam as instituições) em qualquer área.

Para um Pré-projeto de TCC Pronto, seja ele de monografia ou qualquer outro tipo de TCC, você pode utilizar a mesma base que apresento abaixo, ok? Ah, e o modelo que trago é de um pré-projeto de pesquisa em Pedagogia, mas com os comentários de cada item você conseguirá adaptar para sua área de formação.


Esteja você fazendo graduação ou uma pós-graduação (especialização) a base é a mesma.

Outro ponto importante deste artigo é que você vai encontrar links que vão te ajudar a desenvolver os pontos do seu projeto. Aproveite.

 

Pré-projeto de TCC Pronto
Um pré-projeto é um cartão de visita de monografias, TCCs, artigos acadêmicos, dissertações de mestrado, teses de doutorados e qualquer outro trabalho que precise do rigor científico

 
 

Porque escrever um pré-projeto de pesquisa?

O pré-projeto de pesquisa é uma importante parte da produção científica e podemos dizer que ele é como um cartão de visita de monografias, TCCs, artigos acadêmicos, dissertações de mestrado, teses de doutorados e qualquer outro trabalho que precise do rigor científico, funcionando como um roteiro para a elaboração de pesquisas.

O Pré-projeto de Pesquisa Pronto que está abaixo apresenta muito bem a ideia da elaboração do TCC que será desenvolvido, e saiba, é de grande importância a boa construção de um anteprojeto deste (claro, na sua área) pois você entende sua pesquisa, sabe o rumo que ela vai tomar, sem contar que com este pré-projeto pronto, a introdução do seu TCC, de sua pesquisa propriamente dita, estará praticamente escrita! Arrisco a dizer mais da metade dela já estará pronta.

 

O que há de tão particular em um anteprojeto de pesquisa?

Uma das principais funções da universidade é, sem sobra de dúvidas, a produção de conhecimento. Eu sei que talvez você não tivesse essa noção quando viu o tão sonhado aprovado escrito ao lado do seu nome no resultado do vestibular ou quando você se inscreveu em uma pós-graduação.

Ao longo da sua graduação você foi estimulado a fazer várias pesquisas, mas não uma pesquisa comum e sim, uma com rigor acadêmico, com normas específicas e métodos pré-estabelecidos, além, é claro, de uma finalidade muito importante.

E aí surge o Pré-projeto de Pesquisa.

Você já deve ter ouvido o seu professor pedir um trabalho para a sua turma e ao final de passar a tarefa disse: Turma, quero o trabalho no formato da ABNT.

Para nossa sorte, existe um manual que ajuda a criar um padrão para a apresentação de futuros estudos científicos. Imagine só, se cada instituição ou pessoa resolvesse fazer do jeito dela. Seria uma bagunça! Não é mesmo?

É isso que farei hoje! Vou te apresentar um Pré-projeto de Pesquisa Pronto em Pedagogia, dentro das normas para você adaptar a sua área de formação.

Para acessar o conteúdo completo deste artigo, acesse: https://alunoexpert.com.br/pre-projeto-de-pesquisa-pronto/

 

quinta-feira, 2 de abril de 2020

8 dicas certeiras para arrasar no TCC

Por: Clécio Bertozzi
Para muitos pode parecer um verdadeiro pesadelo na fase acadêmica, mas, na verdade é uma oportunidade única de mostrar o quanto de conhecimento buscou em adquirir ao longo de anos. Tudo começa pelo tema que melhor agrade ao estudante, e iniciar um mergulho no assunto, nem sempre pode ser fácil, mas uma pesquisa aprofundada deve iniciar com todos os possíveis desdobramentos.

Tema de TCC

O Trabalho de conclusão de Curso ou TCC como muitos preferem chamar, tira o sono de muitos estudantes que para conquistar o maravilhoso diploma precisam passar pelo último desafio. Noites mal dormidas, cansaço, estresse e muito mais acabam fazendo parte do dia a dia dos graduandos, no entanto, toda essa tarefa pode se transformar em uma linda nota 10 e com direito a realização de um trabalho memorável, afinal é a conclusão de uma longa jornada de estudos.
Artigos, sites, canais no youtube e como a maioria dos brasileiros não perde a chance de fazer uma piada até em situações desesperadoras, como é o caso, os memes, procuram esclarecer e tirar dúvidas dos estudantes.
O Imparcial conversou com a professora universitária Selma Cavagniac que pontuou algumas regrinhas que podem ser seguidas na hora de colocar em prática a produção do projeto.
“Para ter sucesso no processo de produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é importante levar em consideração três palavrinhas mágicas: Disciplina, Organização e Gestão do Tempo”, disse ela.
E então, ficou curioso para saber como arrasar no TCC? Então abaixo listamos algumas dicas de ouro que vão e levar até a almejada nota 10, se liga:

Tema

Definir um tema com o qual tenha identificação/afinidade; esse é um grande passo, afinal vai ter que se aprofundar ainda mais na escolha, com pesquisas e mais pesquisas na elaboração do assunto. “Essa é uma das etapas mais importantes na composição do TCC, já que o aluno precisa se dedicar ao máximo na organização das pesquisas e buscas, assuntos ligados ao seu dia a dia sempre são uma escolha confiável já que o formando terá maior estrutura para desenvolver o assunto abordado”, afirma Selma.

Delimitando

Estabelecer um recorte específico do tema escolhido. É o que se chama de delimitação; É o famoso “saber o que de fato quer” sem muitos rodeios, ter um eixo central, para dessa forma seguir na linha de estudos sem muitos ruídos e claro sem perder tempo, afinal TCC requer tempo, muito tempo.

Referencias

Fazer a seleção dos autores e material bibliográfico que dará sustentação teórica ao trabalho; nesse quesito a pesquisa entra em ação, é sempre bom dar uma olhadinha em outros trabalhos e até mesmo artigos. Então vamos lá abra seu navegador jogue o tema e em uma pasta exclusiva vá selecionando e catalogando tudo que considera importante, leia, leia e leia! A leitura vai ser o carro chefe nessa etapa.

Objetivos

Definir bem o problema e os objetivos (geral e específicos), é umas das fazes mais importantes. É necessário que o aluno tenha a visão clara do que vai pesquisar. Como já falamos, não dá pra sair pesquisando de uma maneira generalizada, precisamos ter um foco, especificar o que de fato faremos como material.

Cronograma

Elaborar um cronograma com todas as atividades que serão desenvolvidas ao longo do processo de construção do TCC. É importante para que o aluno não se perca na organização do trabalho e principalmente, não tenha problemas com os prazos de entrega do trabalho, ou seja, nunca deixar tudo para última hora. Caso prefira, coloque na sua agenda, faça um mural em lugar visível, ou até mesmo uma planilha, para facilitar a rotina de criação do trabalho. Organização é tudo!

Fichamento

Fazer fichamentos do material selecionado para a leitura ajuda na assimilação do conteúdo. À medida em que for fazendo as leituras, o aluno deve selecionar os trechos importantes e de grande relevância para o seu trabalho, isso facilita o processo de escrita do TCC. Lembra da pasta que foi citada na terceira dica? Pois é, ela será uma importante aliada para a composição do projeto. Tudo bem guardadinho e selecionado, isso facilita muito!

Normas

Mais de que concluir o processo de criação do trabalho é necessário ter bastante atenção quanto a normalização do TCC, que deve seguir a ABNT. Caso o aluno não tenha domínio das normas, é importante pedir ajuda a um profissional. A formatação correta do trabalho é um dos itens que também contarão pontos na hora da avaliação, por isso é de extrema importância que o trabalho esteja todo alinhado às normas.
Trabalho quase concluído!

Finalização

Finalizar o TCC, com pelo menos uma ou duas semanas antes do prazo de entrega. Trabalho pronto? Quase! Agora é o grande momento de revisar e estudar tudo que fez nessa longa e pode-se dizer que sofrida jornada, vamos ler página por página, conferir todo o trabalho e ajustar os últimos detalhes. Pronto, é chegada a hora do momento da entrega.
Dicas dadas agora é a sua vez de entrar em ação, seguindo essas orientações com certeza seu projeto fica mais fácil e sua meta será alcançada. Não esqueça que a dedicação valerá muito a pena, então mão na massa e bons estudos.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2019/11/8-dicas-certeiras-para-arrasar-no-tcc/


Nenhum comentário:

Postar um comentário