Pré-Projeto de Pesquisa Pronto

Então você está nesta fase tão importante da construção de um TCC e procura um Pré-Projeto de Pesquisa Pronto para se basear? Trago neste artigo um exemplo comentado parte a parte, (+ 65 exemplos prontos) que vão te ajudar a escrever o seu, esteja você fazendo um pré-projeto de TCC, anteprojeto ou ainda projeto de pesquisa (como denominam as instituições) em qualquer área.

Para um Pré-projeto de TCC Pronto, seja ele de monografia ou qualquer outro tipo de TCC, você pode utilizar a mesma base que apresento abaixo, ok? Ah, e o modelo que trago é de um pré-projeto de pesquisa em Pedagogia, mas com os comentários de cada item você conseguirá adaptar para sua área de formação.


Esteja você fazendo graduação ou uma pós-graduação (especialização) a base é a mesma.

Outro ponto importante deste artigo é que você vai encontrar links que vão te ajudar a desenvolver os pontos do seu projeto. Aproveite.

 

Pré-projeto de TCC Pronto
Um pré-projeto é um cartão de visita de monografias, TCCs, artigos acadêmicos, dissertações de mestrado, teses de doutorados e qualquer outro trabalho que precise do rigor científico

 
 

Porque escrever um pré-projeto de pesquisa?

O pré-projeto de pesquisa é uma importante parte da produção científica e podemos dizer que ele é como um cartão de visita de monografias, TCCs, artigos acadêmicos, dissertações de mestrado, teses de doutorados e qualquer outro trabalho que precise do rigor científico, funcionando como um roteiro para a elaboração de pesquisas.

O Pré-projeto de Pesquisa Pronto que está abaixo apresenta muito bem a ideia da elaboração do TCC que será desenvolvido, e saiba, é de grande importância a boa construção de um anteprojeto deste (claro, na sua área) pois você entende sua pesquisa, sabe o rumo que ela vai tomar, sem contar que com este pré-projeto pronto, a introdução do seu TCC, de sua pesquisa propriamente dita, estará praticamente escrita! Arrisco a dizer mais da metade dela já estará pronta.

 

O que há de tão particular em um anteprojeto de pesquisa?

Uma das principais funções da universidade é, sem sobra de dúvidas, a produção de conhecimento. Eu sei que talvez você não tivesse essa noção quando viu o tão sonhado aprovado escrito ao lado do seu nome no resultado do vestibular ou quando você se inscreveu em uma pós-graduação.

Ao longo da sua graduação você foi estimulado a fazer várias pesquisas, mas não uma pesquisa comum e sim, uma com rigor acadêmico, com normas específicas e métodos pré-estabelecidos, além, é claro, de uma finalidade muito importante.

E aí surge o Pré-projeto de Pesquisa.

Você já deve ter ouvido o seu professor pedir um trabalho para a sua turma e ao final de passar a tarefa disse: Turma, quero o trabalho no formato da ABNT.

Para nossa sorte, existe um manual que ajuda a criar um padrão para a apresentação de futuros estudos científicos. Imagine só, se cada instituição ou pessoa resolvesse fazer do jeito dela. Seria uma bagunça! Não é mesmo?

É isso que farei hoje! Vou te apresentar um Pré-projeto de Pesquisa Pronto em Pedagogia, dentro das normas para você adaptar a sua área de formação.

Para acessar o conteúdo completo deste artigo, acesse: https://alunoexpert.com.br/pre-projeto-de-pesquisa-pronto/

 

domingo, 29 de março de 2020

Capes aprova mestrado em Turismo e Patrimônio da UFOP

O projeto de mestrado acadêmico interdisciplinar em Turismo e Patrimônio é vinculado ao curso de Turismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Este é o primeiro curso de pós-graduação da área em Minas Gerais. No país, são apenas seis mestrados acadêmicos e quatro doutorados, além de três mestrados profissionais.

Curso de Turismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

O curso já foi aprovado pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da área interdisciplinar da Capes, mas ainda há outra etapa: a aprovação pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CES/CNE). O órgão vai deliberar sobre a autorização e o reconhecimento do curso. Somente após a homologação do resultado pelo ministro da Educação é que o curso poderá se iniciar com a implantação do colegiado.
A coordenadora do programa, Maria do Carmo Pires, professora do Departamento de Turismo, destaca a relação da UFOP com o tema do mestrado, já que a Universidade está inserida em uma região reconhecidamente importante por seu patrimônio cultural e natural.
“Essa proposta de criação de um programa de pós-graduação em Turismo e Patrimônio, o primeiro da área interdisciplinar na UFOP, parte do pressuposto da necessidade de se pensar a relação e os usos dos bens culturais que constituem nosso patrimônio pelo Turismo como uma alternativa para as cidades mineiras consideradas ‘históricas'”. 
O novo curso tem como objetivo formar pessoal qualificado para o exercício profissional e de atividades de ensino, pesquisa e extensão no campo interdisciplinar, focando na relação entre turismo e patrimônio e suas condições de sustentabilidade. Pretende tornar esses profissionais aptos a desenvolver pesquisas voltadas para o conhecimento e valorização do patrimônio da região e de sua importância para o turismo, além de capacitar os discentes, possibilitando-os desenvolver as habilidades necessárias para atuar no mercado de trabalho, zelando pela qualidade e pela eficácia na gestão do turismo de forma sustentável, para a preservação do patrimônio. 
Com isso, a professora afirma que o mestrado traz para a Região dos Inconfidentes uma contribuição para a diversificação da economia local. “Apesar do grande potencial e da existência de programas voltados para o desenvolvimento regional por meio do turismo, as cidades mineiras ainda não conseguem se desvencilhar da dependência econômica vinculada aos setores da mineração”, afirma.
Inicialmente o curso vai contar com 14 professores de diferentes departamentos: Turismo, Museologia, Direito e Educação e Tecnologia, do Centro de Educação Aberta e à Distância (Cead). Serão ofertadas vinte vagas anuais.
Matéria Original em: https://ufop.br/noticias/pos-graduacao/capes-aprova-mestrado-em-turismo-e-patrimonio-da-ufop
Saiba mais Na Capes: https://www.capes.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário