NBR 10520/2023: O que mudou na ABNT nas citações para pesquisas acadêmicas?
As novas normas de citação NBR 10520/2023 da ABNT chegaram para transformar a forma como apresentamos nossas fontes em nossas pesquisas e deixar tudo mais organizado. Então para que você fique por dentro e saiba quais foram as principais mudanças nesta norma ABNT para a escrita acadêmica e científica, trouxemos exemplos, além de um vídeo com um passo a passo, se você preferir.
Além do vídeo acima, você também pode ter estes exemplos em um PDF com as novas normas para citação em escrita acadêmica aqui.
• Link para Curso de Inteligência Artificial para Pesquisa, citado no vídeo.
.
Vamos aprender como formatar as citações com exemplos práticos?
Este texto de hoje vai responder as perguntas abaixo:
• Onde posso encontrar exemplos práticos para entender melhor as novas normas de citação da ABNT?
• Quais são as novas regras para citação de fontes eletrônicas e mídias digitais?
• Há novidades nas citações de artigos científicos e periódicos?
• Citação direta e indireta: o que há de novo na NBR 10520/2023?
• O que mudou nas Referências segundo a NBR 10520/2023?
• O que mudou na NBR 10520/2023 para citações em pesquisas acadêmicas?
Pode acreditar, esse guia vai te dar aquela mãozinha na hora de citar corretamente suas fontes, como se você tivesse um assistente pessoal!
.
Veja o que vamos trazer em nosso artigo através de nosso índice:
• Novas Normas ABNT para Pesquisa Acadêmica: o que mudou na NBR 10520/2023?
• Exemplos de como formatar citações de acordo com as atualizações das normas NBR 10520/2023 na sua escrita acadêmica
• Exemplo 1 – recuo e fonte em citações diretas
• Exemplo 2 – ponto final na fonte da citação
• Exemplo 3 – indicação de autoria pessoa física
• Exemplo 4 – indicação de autoria jurídica
• Exemplo 5 – indicação de autoria governamental
• Exemplo 6 – indicação de autoria com grifo
• Exemplo 7 – indicação de autoria de fontes não publicadas
• Exemplo 8 – indicação de fontes sem autoria declarada
• Exemplo 9 – uso de citação de autoria com et al
• Exemplo 10 – indicação de autoria sem numeração de página
• Exemplo 11 – indicação de autoria em documentos digitais com localizador, ebooks, áudios, vídeos e leis
Pesquisa Acadêmica: Aprenda as principais alterações nas normas ABNT para citações
Para começar, vamos deixar claro aqui ao que a atualização da NBR 10520/2023 (de 19 de julho de 2023) diz respeito. Segundo a própria página da ABNT da NBR 10520:2023 é apresentada com a seguinte frase: “Esta Norma especifica as características exigíveis para a apresentação de citações em documentos de diversos formatos.”
Disto, já podemos concluir que:
A atualização da Norma ABNT NBR 10520:2023 trata das citações em documentos diversos (incluindo pesquisas e escritas acadêmicas e científicas) mas não altera as Referências de nossas pesquisas. Importante destacar isto, já que as citações de fontes estão ligadas diretamente com nossas referências. Porém…
Porém você vai ver que, minimamente, as referências vão ter que receber alguma atenção na hora de aplicar as novas regras.
De certa forma, a novidade vai ajustar algumas citações, onde antes não sabíamos como agir. Por exemplo, em fontes cuja autoria não era declarada, como em casos de alguns sites.
Também existe um ponto bem importante a destacar aqui.
Ainda que a ABNT tenha feito alterações em suas normas para as citações, você deve – sempre – se orientar pelos manuais que sua instituição de ensino lhe apresentar.
Isso porque, a NBR 10520/2023 sugere padronizações, mas fica a critério de cada instituição de organizar suas próprias regras.
Por exemplo: lembra daquela regrinha sobre citação direta longa, onde há um recuo de 4 centímetros. Pois a nova norma diz que é somente uma sugestão de tamanho de recuo. O que pode variar dependendo da formatação adotada por sua instituição.
Vamos te mostrar mais sobre esta regra em nossos exemplos a seguir.
Então, prepare seu caderno de anotações, porque estamos prontos a te mostrar os exemplos das aplicações das normas de citação atualizadas na NBR 10520/2023 para nossas pesquisas acadêmicas!
Vamos começar?
Exemplos de cada ponto que mudou seguindo as alterações nas normas para citações formatadas em escrita acadêmica
A ideia aqui é te orientar com exemplos do que mudou na NBR 10520/2023. Como já dissemos, as novas regras são aplicadas as citações e não alteram outras formatações e partes de sua pesquisa, combinado?
Também apontamos que, ainda que traremos exemplos em imagens abaixo, através do vídeo você tem exemplos bem detalhados.
A NBR 10520/2023 trouxe algumas mudanças nas citações diretas longas. Vamos começar com elas?
- Como já dissemos acima, o recuo de 4 cm é uma sugestão, podendo a instituição tratar de forma diferente. Também sobre esta forma de citação, a nova norma diz que o tamanho da fonte deve ser menor que o corpo do restante do texto. Sendo aplicado ao texto a fonte de tamanho 12. Pode-se utilizar qualquer tamanho menor (11, 10, 9…), segundo a nova regra ABNT.
Outra questão a respeito das citações é que:
- O ponto final, que antes vinha após a citação, separando a fonte da referida citação, agora vem após a fonte, ou seja, ao final da citação incluindo a fonte citada.
Existem citações de pessoas físicas (autores de livros, artigos científicos e outros tipos de publicações) e citações de pessoas jurídicas (publicações de instituições, órgãos governamentais, etc).
Para estas citações, também temos alterações nas normas ABNT.
- Para citações de pessoa física, o nome do autor deve ser apresentado em letras maiúsculas e minúsculas (ex. Silva), já que antes era apresentado totalmente em maiúsculas, como ainda permanece nas referências.
- Para citações de fontes de autoria jurídica deverá ser aplicada pela referente sigla (em letras maiúsculas) ou nome completo (em letras maiúsculas e minúsculas). Também deve-se observar que escolhida uma forma de apresentação, esta deve seguir por todo o documento. Nas referências a forma (sigla ou nome completo), deve ser apresentado como escolhido durante o texto.
- Também sobre fontes jurídicas, de autoria governamental, deve-se apresentar pela jurisdição ou nome do órgão superior, em letras maiúsculas e minúsculas. Ex. (Antes Ministério da Educação e Cultura [MEC], agora “Brasil”; Se antes Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo, agora “São Paulo”). Nas referências a forma deve ser atualizada também, mantendo-se (como no exemplo acima) o “Ministério da Educação” após o Brasil.
- A respeito de grifos dados pelo autor da pesquisa (Negrito, Itálico ou Sublinhado), aqueles onde o próprio autor quer destacar pontos importantes dentro do texto, este grifo deve-se manter uma padronização durante toda a pesquisa com a mesma forma escolhida. Ou seja, se começou com negrito, deve-se manter negrito por toda a pesquisa.
- No caso de grifo de parte de uma citação (onde o autor não grifou), a fonte deve constar “grifo nosso” dentro dos parênteses. Veja abaixo.
Fontes não publicadas são aquelas onde não houve nenhuma forma de registro, como em aulas e palestras onde não há apresentações de slides, gravações, etc.
- Para fontes não publicadas, deve-se obrigatoriamente apresentar nome, data e local, seja no discorrer do texto ou mesmo em nota de rodapé (sem constar nas referências).
Fontes sem autoria declarada, como o nome diz, são as que não se conhece o autor, como acontece em muitos sites onde há uma produção textual sem registro do autor.
- Em fontes sem autoria deve-se apresentar a primeira (ou primeiras) palavra do título em letras maiúsculas e minúsculas com supressão das demais partes do título com […]. Nas referências a primeira (ou primeiras) palavra do título deve ser apresentada em maiúscula, seguindo das demais palavras do título em minúsculas.
- Nas palavras de língua latina, aplica-se o itálico (et al., op. cit. e apud) e no caso do et al. Ganha-se padronização na escolha de seu uso durante o texto. Quando se utilizar primeiramente o primeiro autor com et al, assim deve-se seguir por todo o texto. Nas referências a apresentação de todos os autores é bem-vinda. No vídeo, explico como é a aplicação das outras formas op.cit e apud.
- Nas citações de fontes onde não há número de página, a mesma deve simplesmente ser ignorada sem, como antes, colocar o “n.p.” (não paginado). Veja o exemplo.
Foram acrescidas novas maneiras de citar fontes onde as referencias de localização são diferenciadas, ou seja, não são apresentadas como páginas.
- Para citações de documentos digitais que tiverem localizador (ou outras formas) ao invés de página (podcast, ebook, vídeos, leis, etc) apresentam-se da seguinte forma (conforme exemplos)
Estas são as alterações presentes na atualização da NBR 10520 de citações para documentos, incluindo nossas escritas acadêmicas.
Não deixe de conferir as explicações no vídeo, onde fica mais claro entender cada exemplo.
Com o guia passo a passo, os exemplos práticos e as análises de casos, você agora tem todas as ferramentas para formatar suas citações com maestria.
Lembrem-se sempre de adaptar as citações de acordo com as normas de sua instituição de ensino.
Chegou a hora de colocar em prática tudo o que aprendemos juntos.
Aproveite para conhecer nossos outros conteúdos abaixo.
O artigo Aprenda com Exemplos as Novas Normas ABNT 2023 para Citações! apareceu primeiro em Aluno Expert.
Publicado primeiro em Aluno Expert https://ift.tt/t7VqAFR
Nenhum comentário:
Postar um comentário