Resenha Crítica: como fazer em 10 passos
Durante seus estudos, você pode ser solicitado a escrever uma resenha crítica de um livro, capítulo de livro ou artigo de jornal. E se você não sabe muito bem como fazer uma resenha crítica, separamos nesse conteúdo um passo a passo completo sobre o assunto.
Essa forma de avaliação exige que você examine criticamente um texto à luz do que sabe sobre esse campo de pesquisa.
Sua revisão crítica é escrita para um leitor, seu professor ou tutor, que é conhecedor da disciplina e está interessado não apenas na abrangência e conteúdo da redação que está sendo revisada, mas também em sua avaliação crítica das ideias e argumentos que estão sendo apresentados pelo autor.
A seguir, você encontra os principais passos de como elaborar uma resenha crítica de qualidade. Não se esqueça de fazer anotações e ler o conteúdo quantas vezes forem necessárias.
Resenha Crítica: primeiros passos
Antes de listarmos o passo a passo para preparar uma resenha, é importante que você compreenda o que é uma resenha crítica e qual sua função.
Uma resenha crítica descreve a hipótese ou modelo conceitual de um autor com base na literatura-chave em seu campo de estudo. Um dos objetivos da resenha crítica é demonstrar que o revisor possui uma compreensão dominante da literatura a ponto de poder expor suas próprias observações sobre o tema em questão.
A resenha crítica geralmente começa com uma introdução aos conceitos que você gostaria de discutir. Dependendo de quão amplos são os tópicos, isso pode ser simplesmente uma breve visão geral ou pode configurar uma estrutura mais complexa. A discussão que segue até o restante da revisão abordará e discutirá os temas ou tópicos escolhidos com mais profundidade.
A discussão dentro de uma resenha crítica não apenas apresentará e resumirá os temas, mas também envolverá criticamente os vários argumentos, escritos e perspectivas dentro desses temas.
Uma coisa importante a notar é que, semelhante a uma revisão de literatura, você deve manter suas opiniões pessoais, gostos e desgostos de uma revisão. Se você concorda pessoalmente com um estudo ou argumento, e se você gosta ou não, é irrelevante. Em vez disso, você deve se concentrar na eficácia e relevância dos argumentos, considerando elementos como as evidências fornecidas, as interpretações e a análise dos dados, se um estudo pode ou não ser tendencioso de alguma forma, quais outras questões ou problemas ele levanta ou quais lacunas e questões pendentes precisam ser abordadas.
Passo a Passo: escreva sua Resenha Crítica
Vamos ser repetitivos aqui. Mas são importantes estes pontos a seguir, se você realmente quer qualidade em sua resenha crítica.
Quando você for solicitado a elaborar uma resenha crítica de um livro ou artigo, precisará identificar, resumir e avaliar as ideias e informações apresentadas pelo autor.
Em outras palavras, você estará examinando os pensamentos de outra pessoa sobre um tópico do seu ponto de vista.
Sua escrita deve ir além de sua interpretação inicial ao trabalho e se basear em seu conhecimento (leituras, palestra, experiência) do tópico, bem como em fatores como critérios estabelecidos em sua tarefa ou discutidos por você e seu instrutor.
Deixe sua posição clara no início de sua resenha, em suas avaliações de partes específicas e em seu comentário final.
Lembre-se de que seu objetivo deve ser destacar alguns pontos-chave sobre o livro ou artigo, não discutir tudo o que o autor escreve.
Primeiros passos para começar a escrita da sua Resenha Crítica
Para iniciar a tarefa, você precisa ler e analisar criticamente o artigo. Ao ler o texto, tenha algumas perguntas em mente para orientar sua análise e ajudá-lo a se concentrar nas áreas a serem criticadas.
As perguntas a seguir são algumas ideias sobre como se envolver com o texto e ajudá-lo a formar sua análise crítica:
−Objetivos: o que o artigo se propõe a fazer?
−Teoria: existe um referencial teórico explícito? Se não, existem pressupostos teóricos importantes?
−Conceitos: quais são os conceitos centrais? Estão claramente definidos?
−Argumento: qual é o argumento central? Existem hipóteses específicas?
−Método: quais métodos são empregados para testá-los?
−Provas: são fornecidas provas? Quão adequado é?
−Valores: as posições de valor são claras ou estão implícitas?
−Literatura: como a obra se encaixa na literatura mais ampla?
−Contribuição: quão bem o trabalho avança nosso conhecimento sobre o assunto?
−Estilo: quão clara é a linguagem/estilo/expressão do autor?
−Conclusão: uma breve avaliação geral.
Ao analisar criticamente o texto, considere como ele se relaciona com os materiais do seu curso, com os outros artigos ou livros que você leu e com o material da aula.
Isso pode ajudá-lo a encontrar evidências de apoio ou modelos teóricos alternativos ou interpretações de dados.
Modelo de estrutura e elaboração de uma Resenha Crítica
Depois de responder as perguntas listadas acima, chegou o momento de estruturar a sua resenha. Ou seja, nessa etapa do processo você já tem todas as informações necessárias para “dar vida” ao seu texto.
A seguir, separamos um modelo de estrutura que costuma ser comum em resenhas críticas:
Introdução
Inicialmente, identifique o texto (autor, título, data de publicação e outros detalhes que pareçam importantes), indique os pontos principais que você irá discutir e exponha sua mensagem geral sobre o texto.
Desenvolvimento
Resuma brevemente o alcance, o conteúdo e o argumento do texto. Ocasionalmente você pode resumir todo o texto, mas em uma revisão curta (1000-1500 palavras) você normalmente pega apenas os temas principais. Esta seção normalmente não deve ocupar mais de um terço da revisão total.
Discuta criticamente 2-3 questões-chave levantadas no texto. Esta seção é o núcleo de sua revisão. Deixe claro o próprio argumento do autor antes de criticá-lo e avaliá-lo. Apoie suas críticas com evidências do texto ou de outros escritos. Você também pode indicar lacunas no tratamento de um tópico pelo autor, mas raramente é útil criticar um escritor por não fazer algo que nunca pretendia fazer.
Conclusão
Avalie a contribuição geral que o texto trouxe para sua compreensão do tema (e talvez sua importância para o desenvolvimento do conhecimento nessa área ou disciplina específica, situando-o no contexto de outros escritos da área).
Revise e refine seu trabalho
Leia sua análise crítica para garantir que ela soe tão profissional quanto deveria. Corrija quaisquer erros ortográficos e gramaticais e frases estranhas quando você os vir. Ler sua análise crítica em voz alta pode ajudá-lo a identificar mais áreas de melhoria.
Fazer esta etapa algumas horas ou mesmo alguns dias depois de escrever sua análise crítica, se você tiver tempo, também pode ser mais eficaz. Revise e refine seu trabalho quantas vezes precisar até ficar satisfeito com sua análise crítica.
Se precisar de informações extras, você também pode pedir a um colega de confiança, amigo ou editor profissional para revisar seu trabalho. Sua perspectiva objetiva pode identificar mais erros e ajudar a tornar sua análise crítica ainda melhor.
Informações valiosas para escrever sua Resenha Crítica
O uso de estratégias de redação comprovadas pode tornar suas resenhas críticas ainda melhores. Incorpore as seguintes dicas em suas práticas de escrita para melhorar suas análises críticas:
−Faça uma referência cruzada ao seu esboço: Referir-se ao seu esboço durante o processo de escrita ajuda você a manter o foco e cobrir todos os pontos pretendidos.
−Use palavras e frases de transição: Palavras e frases de transição, como “portanto” e “além disso”, ajudam suas frases e parágrafos a fluir e a criar conexões entre suas ideias.
−Seja conciso: Escrever sucintamente torna sua escrita clara e mais persuasiva.
−Seja lógico: Suas análises críticas devem ser organizadas de uma forma que faça sentido com ideias que fluem naturalmente.
−Escreva na voz de terceira pessoa: A menos que você seja aconselhado de outra forma, escrever sua análise crítica na voz de terceira pessoa dá ao seu trabalho um senso de autoridade. O leitor acredita que seu trabalho é um fato e não simplesmente sua opinião.
E aí? O que você achou das nossas informações sobre os passos de como fazer sua Resenha Crítica?
Deixe seu feedback!
O artigo Como fazer Resenha Crítica Nota 10 Passo a Passo apareceu primeiro em Aluno Expert.
Publicado primeiro em Aluno Expert https://ift.tt/tQ5y6ik