Pré-Projeto de Pesquisa Pronto

Então você está nesta fase tão importante da construção de um TCC e procura um Pré-Projeto de Pesquisa Pronto para se basear? Trago neste artigo um exemplo comentado parte a parte, (+ 65 exemplos prontos) que vão te ajudar a escrever o seu, esteja você fazendo um pré-projeto de TCC, anteprojeto ou ainda projeto de pesquisa (como denominam as instituições) em qualquer área.

Para um Pré-projeto de TCC Pronto, seja ele de monografia ou qualquer outro tipo de TCC, você pode utilizar a mesma base que apresento abaixo, ok? Ah, e o modelo que trago é de um pré-projeto de pesquisa em Pedagogia, mas com os comentários de cada item você conseguirá adaptar para sua área de formação.


Esteja você fazendo graduação ou uma pós-graduação (especialização) a base é a mesma.

Outro ponto importante deste artigo é que você vai encontrar links que vão te ajudar a desenvolver os pontos do seu projeto. Aproveite.

 

Pré-projeto de TCC Pronto
Um pré-projeto é um cartão de visita de monografias, TCCs, artigos acadêmicos, dissertações de mestrado, teses de doutorados e qualquer outro trabalho que precise do rigor científico

 
 

Porque escrever um pré-projeto de pesquisa?

O pré-projeto de pesquisa é uma importante parte da produção científica e podemos dizer que ele é como um cartão de visita de monografias, TCCs, artigos acadêmicos, dissertações de mestrado, teses de doutorados e qualquer outro trabalho que precise do rigor científico, funcionando como um roteiro para a elaboração de pesquisas.

O Pré-projeto de Pesquisa Pronto que está abaixo apresenta muito bem a ideia da elaboração do TCC que será desenvolvido, e saiba, é de grande importância a boa construção de um anteprojeto deste (claro, na sua área) pois você entende sua pesquisa, sabe o rumo que ela vai tomar, sem contar que com este pré-projeto pronto, a introdução do seu TCC, de sua pesquisa propriamente dita, estará praticamente escrita! Arrisco a dizer mais da metade dela já estará pronta.

 

O que há de tão particular em um anteprojeto de pesquisa?

Uma das principais funções da universidade é, sem sobra de dúvidas, a produção de conhecimento. Eu sei que talvez você não tivesse essa noção quando viu o tão sonhado aprovado escrito ao lado do seu nome no resultado do vestibular ou quando você se inscreveu em uma pós-graduação.

Ao longo da sua graduação você foi estimulado a fazer várias pesquisas, mas não uma pesquisa comum e sim, uma com rigor acadêmico, com normas específicas e métodos pré-estabelecidos, além, é claro, de uma finalidade muito importante.

E aí surge o Pré-projeto de Pesquisa.

Você já deve ter ouvido o seu professor pedir um trabalho para a sua turma e ao final de passar a tarefa disse: Turma, quero o trabalho no formato da ABNT.

Para nossa sorte, existe um manual que ajuda a criar um padrão para a apresentação de futuros estudos científicos. Imagine só, se cada instituição ou pessoa resolvesse fazer do jeito dela. Seria uma bagunça! Não é mesmo?

É isso que farei hoje! Vou te apresentar um Pré-projeto de Pesquisa Pronto em Pedagogia, dentro das normas para você adaptar a sua área de formação.

Para acessar o conteúdo completo deste artigo, acesse: https://alunoexpert.com.br/pre-projeto-de-pesquisa-pronto/

 

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Alunos regulares já podem se inscrever no Mestrado em Física Aplicada da Unila

Unila - Divulgação

As inscrições estão abertas até o dia 3 de dezembro, pela internet.

O mestrado em Física Aplicada da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) está com inscrições abertas até o dia 3 dezembro para alunos regulares, com ingresso no primeiro semestre de 2021. O curso oferta 10 vagas, sendo cinco delas destinadas à concorrência geral, quatro vagas para o sistema de ações afirmativas e uma vaga destinada à concorrência de candidatos com notas obtidas no Exame Unificado de Pós-graduações em Física (EUF). A inscrição e o curso são gratuitos.

As inscrições devem ser realizadas somente por via eletrônica, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), que pode ser acessado em bit.ly/mestradounila. No SIGAA, também encontra-se o edital do processo seletivo. O candidato deve anexar, entre outros documentos, um projeto de pesquisa com e-mail de anuência de um possível orientador. O candidato também deverá solicitar uma carta de recomendação a um profissional com título de doutor em Física ou nas áreas de Ciências Exatas e/ou Tecnológicas, que, por sua vez, deverá enviar essa carta ao e-mail secretaria.ppgfisa@unila.edu.br.

O processo seletivo consta de análises do histórico escolar de graduação, do currículo, da proposta do pré-projeto ou da nota obtida no EUF. A seleção terá, ainda, uma etapa com entrevista, que será realizada a distância, por videochamada, entre os dias 9 e 10 de dezembro. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 16 de dezembro.

Nivelamento

Estudantes provenientes dos cursos de licenciatura e outros candidatos poderão passar por um curso de nivelamento de seis meses, a critério da Comissão do Programa de Pós-Graduação em Física Aplicada (PPGFISA), como requisito ao processo de admissão no mestrado. Nesse período, os estudantes terão que frequentar, no mínimo, duas das seguintes disciplinas: Física Matemática, Teoria Eletromagnética e Mecânica Quântica. Estarão aptos a solicitar a admissão no Programa, como aluno regular, os estudantes que obtiverem aproveitamento igual ou superior a 7,0 em cada uma das disciplinas do curso de nivelamento.

Para obter mais informações ou esclarecer dúvidas, envie e-mail para secretaria.ppgfisa@unila.edu.br

PPGFISA

O Programa de Pós-Graduação em Física Aplicada (PPGFISA) tem como diferencial a ênfase na aplicação direta da Física, com linhas de investigação que abrangem a Física Teórica e a Física Experimental. O mestrado na UNILA tem duas áreas de concentração: Física Teórica e Computacional; e Física da Matéria Condensada. A primeira área inclui duas linhas de pesquisa: Sistemas Complexos; e Física, Matemática e Mecânica Celeste. A segunda área, por sua vez, compreende outras duas linhas: Termodinâmica e Físico-Química; e Materiais e Dispositivos.

A linha de pesquisa em Sistemas Complexos envolve o estudo teórico por modelagem e simulação de sistemas complexos, com diversas aplicações em biologia e materiais. A linha Física, Matemática e Mecânica Celeste envolve o estudo teórico de modelos matemáticos, com forte aplicação em Física e Cosmologia. Já a linha Termodinâmica e Físico-Química engloba a possibilidade de estudos como sistemas físicos, químicos e biológicos, além de modelos de dinâmica molecular. Por fim, os estudos em Materiais e Dispositivos abarcam pesquisas nas áreas de desenvolvimento de células solares, filmes finos, materiais nanoestruturados, dispositivos de instrumentação, entre outras.

Para mais informações sobre o mestrado, acesse a página do Programa em portal.unila.edu.br/mestrado/fisica.

Fonte: https://foz.portaldacidade.com/noticias/educacao/alunos-regulares-ja-podem-se-inscrever-no-mestrado-em-fisica-aplicada-da-unila-5148

Nenhum comentário:

Postar um comentário