Pré-Projeto de Pesquisa Pronto

Então você está nesta fase tão importante da construção de um TCC e procura um Pré-Projeto de Pesquisa Pronto para se basear? Trago neste artigo um exemplo comentado parte a parte, (+ 65 exemplos prontos) que vão te ajudar a escrever o seu, esteja você fazendo um pré-projeto de TCC, anteprojeto ou ainda projeto de pesquisa (como denominam as instituições) em qualquer área.

Para um Pré-projeto de TCC Pronto, seja ele de monografia ou qualquer outro tipo de TCC, você pode utilizar a mesma base que apresento abaixo, ok? Ah, e o modelo que trago é de um pré-projeto de pesquisa em Pedagogia, mas com os comentários de cada item você conseguirá adaptar para sua área de formação.


Esteja você fazendo graduação ou uma pós-graduação (especialização) a base é a mesma.

Outro ponto importante deste artigo é que você vai encontrar links que vão te ajudar a desenvolver os pontos do seu projeto. Aproveite.

 

Pré-projeto de TCC Pronto
Um pré-projeto é um cartão de visita de monografias, TCCs, artigos acadêmicos, dissertações de mestrado, teses de doutorados e qualquer outro trabalho que precise do rigor científico

 
 

Porque escrever um pré-projeto de pesquisa?

O pré-projeto de pesquisa é uma importante parte da produção científica e podemos dizer que ele é como um cartão de visita de monografias, TCCs, artigos acadêmicos, dissertações de mestrado, teses de doutorados e qualquer outro trabalho que precise do rigor científico, funcionando como um roteiro para a elaboração de pesquisas.

O Pré-projeto de Pesquisa Pronto que está abaixo apresenta muito bem a ideia da elaboração do TCC que será desenvolvido, e saiba, é de grande importância a boa construção de um anteprojeto deste (claro, na sua área) pois você entende sua pesquisa, sabe o rumo que ela vai tomar, sem contar que com este pré-projeto pronto, a introdução do seu TCC, de sua pesquisa propriamente dita, estará praticamente escrita! Arrisco a dizer mais da metade dela já estará pronta.

 

O que há de tão particular em um anteprojeto de pesquisa?

Uma das principais funções da universidade é, sem sobra de dúvidas, a produção de conhecimento. Eu sei que talvez você não tivesse essa noção quando viu o tão sonhado aprovado escrito ao lado do seu nome no resultado do vestibular ou quando você se inscreveu em uma pós-graduação.

Ao longo da sua graduação você foi estimulado a fazer várias pesquisas, mas não uma pesquisa comum e sim, uma com rigor acadêmico, com normas específicas e métodos pré-estabelecidos, além, é claro, de uma finalidade muito importante.

E aí surge o Pré-projeto de Pesquisa.

Você já deve ter ouvido o seu professor pedir um trabalho para a sua turma e ao final de passar a tarefa disse: Turma, quero o trabalho no formato da ABNT.

Para nossa sorte, existe um manual que ajuda a criar um padrão para a apresentação de futuros estudos científicos. Imagine só, se cada instituição ou pessoa resolvesse fazer do jeito dela. Seria uma bagunça! Não é mesmo?

É isso que farei hoje! Vou te apresentar um Pré-projeto de Pesquisa Pronto em Pedagogia, dentro das normas para você adaptar a sua área de formação.

Para acessar o conteúdo completo deste artigo, acesse: https://alunoexpert.com.br/pre-projeto-de-pesquisa-pronto/

 

quarta-feira, 30 de março de 2022

Veja a diferença entre Pesquisa Básica e Aplicada com Exemplos

Pesquisa Básica e Aplicada

Exemplos e diferenças entre Pesquisa Básica e Aplicada

Você sabe qual a diferença entre pesquisa básica e aplicada? Dependendo do propósito ou utilidade, uma abordagem de pesquisa pode ser básica ou aplicada.

Enquanto a pesquisa básica visa expandir o conhecimento criando teorias e modificando as existentes, a pesquisa aplicada se concentra em fornecer soluções práticas para problemas específicos por meio da análise de evidências empíricas.

Existem vários pontos de encontro e de partida para essas abordagens, e é pertinente para qualquer pesquisador entendê-las de forma eficaz.

Neste artigo, detalharemos as principais diferenças entre os métodos de pesquisa básica e de pesquisa aplicada, destacando algumas semelhanças entre essas metodologias de pesquisa. Confira!

O que é pesquisa básica?

O que vem a ser uma Pesquisa Básica?

O que é pesquisa básica? 

A pesquisa básica é uma abordagem de pesquisa inteiramente teórica destinada a melhorar ou expandir a base de conhecimento de um determinado campo de estudo. Ela se concentra no “conhecimento por si só” e é impulsionada principalmente pela curiosidade e pela necessidade de explorar o desconhecido.

Também é conhecida como pesquisa fundamental ou pura e é uma investigação sistemática proposta para alcançar uma compreensão melhor e mais detalhada de um tópico ou fenômeno de pesquisa, não para resolver um problema específico.

Aprenda ainda mais profundamente sobre Pesquisa Básica ou Pesquisa Pura neste nosso outro artigo principal.

Pesquisa Aplicada: entenda o significado

O que vem a ser uma Pesquisa Aplicada?

O que é pesquisa aplicada? 

A pesquisa aplicada é projetada para se concentrar em fornecer soluções práticas para um problema específico. É uma forma de pesquisa que envolve indagações voltadas para a solução de um fenômeno, um campo de estudo ou tópico de pesquisa que geralmente emprega metodologias empíricas.

Em muitos casos, a pesquisa aplicada é um projeto de pesquisa de acompanhamento da pesquisa básica, na medida em que investiga os resultados da pesquisa pura ou básica para validar essas descobertas e aplicá-las para criar soluções inovadoras, para problemas específicos.

→ Aprenda ainda mais profundamente sobre Pesquisa Aplicada neste nosso outro artigo principal.

Diferença entre Pesquisa Básica e Aplicada

Quais as principais diferenças entre uma Pesquisa Básica e a uma Pesquisa Aplicada?

Saiba diferenciar Pesquisa Pura e Aplicada 

Veja a seguir quais são as principais diferenças identificadas entre a pesquisa básica (pura) e a pesquisa aplicada.

Definição 

A pesquisa aplicada é uma metodologia de pesquisa que cria soluções práticas para problemas específicos, enquanto a pesquisa básica é uma abordagem de pesquisa que busca aprofundar o conhecimento em um campo de estudo.

Isso significa que a pesquisa aplicada é orientada para a solução, enquanto a pesquisa básica é orientada para o conhecimento.

A pesquisa básica busca avançar as fronteiras do conhecimento criando novas teorias ou modificando as existentes.

Por outro lado, a pesquisa aplicada preocupa-se principalmente em criar soluções para problemas, coletando e analisando dados empíricos para chegar a resultados de pesquisa válidos.

Características 

A pesquisa aplicada é definida principalmente por seu foco em fornecer uma solução prática para um problema definido, enquanto a pesquisa básica é definida principalmente por seu foco em aprofundar o conhecimento.

Em outras palavras, a pesquisa básica é orientada para a teoria, a pesquisa aplicada é orientada para a prática.

Pesquisa Básica x Aplicada

Conheça as vantagens da pesquisa básica sobre a pesquisa aplicada

Vantagens da pesquisa básica sobre a pesquisa aplicada 

A pesquisa básica leva à aquisição de novos conhecimentos e também amplia o conhecimento existente, enquanto a pesquisa aplicada não leva à aquisição de novos conhecimentos. A pesquisa aplicada se concentra apenas na aplicação do conhecimento para resolver problemas existentes, portanto, é uma solução específica.

Pesquisa Básica e Aplicada diferença que define cada uma

Vantagens da pesquisa aplicada sobre a pesquisa básica 

Vantagens da pesquisa aplicada sobre a pesquisa básica 

A pesquisa aplicada ajuda organizações e indivíduos a resolver problemas específicos, ao contrário da pesquisa básica que simplesmente se concentra em aprofundar o conhecimento sem fornecer soluções para problemas existentes. Isso, no entanto, não nega o fato de que os resultados da pesquisa básica são úteis para propor soluções para problemas.

Pesquisa básica e aplicada: exemplos na educação 

Na educação, a pesquisa aplicada é usada para melhorar os métodos de ensino e aprendizagem, fornecendo soluções práticas para problemas pedagógicos.

Por outro lado, a pesquisa básica é usada em educação para desenvolver novas teorias pedagógicas que explicam os diferentes comportamentos de professores e alunos dentro do ambiente de aprendizagem.

Exemplo de pesquisa básica em educação são:

  • Como as crianças adquirem novas línguas?

Exemplo de pesquisa aplicada em educação incluem:

  • Um estudo para estimular o interesse dos alunos em estudos religiosos.

Pesquisa básica x aplicada: exemplos na saúde 

A pesquisa aplicada ajuda os profissionais de saúde e médicos a desenvolver soluções baseadas em evidências para os problemas de saúde.

Por outro lado, a pesquisa básica ajuda os profissionais médicos a obter conhecimento sobre diferentes questões de saúde, como a origem e os sintomas de doenças e infecções, o que pode ser útil no desenvolvimento de uma cura para essas condições.

Exemplos de pesquisa básica em saúde são:

  • Uma pesquisa sobre os sintomas secundários do Papiloma Vírus Humano (HPV).
  • Uma pesquisa sobre os sintomas da diarreia.

Exemplos de pesquisa aplicada em saúde incluem:

  • Uma pesquisa para determinar as propriedades curativas dos cogumelos.
  • Uma pesquisa para determinar os efeitos colaterais do consumo de álcool.

Objetivo da pesquisa   

A pesquisa básica é movida pela curiosidade e pela necessidade de explorar novas áreas do conhecimento em diferentes campos. Por outro lado, a pesquisa aplicada é impulsionada pela necessidade de responder a questões específicas para resolver um problema.

Isso significa que a pesquisa aplicada está principalmente preocupada em examinar evidências empíricas para respostas, enquanto na pesquisa básica, o pesquisador examina amostras de dados para coletar mais informações sobre elas.

Contexto da pesquisa 

A pesquisa básica ocorre em um ambiente de pesquisa controlado, como um laboratório, enquanto a pesquisa aplicada ocorre em um ambiente da vida real que não é estéril nem restrito.

O contexto estéril da pesquisa na pesquisa básica permite ao pesquisador observar rigorosamente os comportamentos e características dos sujeitos da pesquisa.

Em contraste, na pesquisa aplicada, o pesquisador permite que variáveis ​​dependentes e independentes interajam livremente umas com as outras em um ambiente irrestrito, no qual outras variáveis ​​ou outros fatores podem intervir.

Isso permite que o pesquisador tenha uma visão mais ampla do problema de pesquisa e chegue a soluções válidas e práticas.

Escopo da pesquisa 

Geralmente, a pesquisa aplicada é mais limitada em escopo em comparação com a pesquisa básica.

Isso porque, diferentemente da pesquisa básica que pode ser aplicada a vários conceitos, a pesquisa aplicada concentra-se em grande parte em um tópico específico, e seus resultados de pesquisa são principalmente relevantes para esse tópico.

Por lidar com diversos conceitos em diferentes tópicos, a pesquisa básica é considerada um método de pesquisa mais universal do que a pesquisa conceitual.

A pesquisa fundamental explora o conhecimento em várias dimensões para coletar novas informações e melhorar um corpo de conhecimento existente.

Formulação de teorias 

A pesquisa básica visa formular teorias que expliquem os resultados da pesquisa e, no processo, melhorem um corpo de conhecimento, enquanto a pesquisa aplicada visa chegar a resultados de pesquisa que possam resolver problemas práticos.

A pesquisa básica geralmente visa formular teorias e generalizações que explicam um conceito, tópico ou fenômeno e que são universalmente aplicáveis.

Por outro lado, a pesquisa aplicada ou conceitual estuda evidências empíricas para alinhar suas descobertas com um problema específico.

Resultados da pesquisa 

Após realizar a pesquisa aplicada testando evidências empíricas, o pesquisador chega a resultados ou conclusões válidas que confirmam ou negam as hipóteses de pesquisa.

Esses achados geralmente respondem às questões específicas da pesquisa, ou seja, o motivo da pesquisa aplicada.

Por outro lado, no ponto final da pesquisa básica estão novas teorias, novas dimensões de teorias existentes ou novas informações que aprimoram um corpo de conhecimento.

Os resultados da pesquisa básica não servem diretamente como soluções inovadoras para um problema prático.

Natureza da Pesquisa Básica ou Aplicada

Pesquisa Básica x Pesquisa Aplicada: o foco da pesquisa

Foco da Pesquisa 

A pesquisa básica é de natureza teórica, enquanto a pesquisa aplicada é de natureza prática. Nesse sentido, a pesquisa básica gera teorias e aprimora as existentes com o objetivo de contribuir para um banco de conhecimento existente.

A pesquisa aplicada, por outro lado, é prática e mais descritiva. Está mais preocupada com a utilidade e o valor dos resultados da pesquisa em termos de seu uso final, ou seja, como eles podem ser usados ​​para resolver problemas existentes e desenvolver inovações.

E aí? Agora ficou claro a diferença entre pesquisa básica e pesquisa aplicada? Deixe seu feedback abaixo!

Considere deixar seu comentário e compartilhar em sua rede social favorita. Ajude a divulgar nossos artigos.

Aprenda mais com nossos outros artigos:

O artigo Veja a diferença entre Pesquisa Básica e Aplicada com Exemplos apareceu primeiro em Aluno Expert.



Publicado primeiro em Aluno Expert https://ift.tt/qyj1AH4

quarta-feira, 23 de março de 2022

Aprenda Pesquisa Básica (Pesquisa Pura) com exemplos

Pesquisa Básica

Aprenda sobre Pesquisa Básica / Pesquisa Pura

Às vezes, a pesquisa pode ter como objetivo a ampliação de um campo de conhecimento ou melhorar a compreensão de um fenômeno natural. Esse tipo de pesquisa é conhecido como pesquisa básica, pura ou fundamental, e é um meio importante de gerar novas ideias, princípios e teorias.

Em muitos casos, a pesquisa de natureza básica alimenta as inovações e o desenvolvimento científico porque é impulsionada pela necessidade de desvendar o desconhecido.

Neste artigo de hoje, definiremos para os nossos leitores o que é a pesquisa básica em seu conceito, quais são os seus métodos de coleta de dados e como ela difere de outras abordagens de pesquisa. Confira com exclusividade!

Você sabe o que é uma Pesquisa Pura?

Entenda o que é Pesquisa Básica ou Pura 

O que é pesquisa básica? O que é pesquisa Pura?

A pesquisa básica também é conhecida como pesquisa pura, pesquisa básica pura, ou pesquisa fundamental. Sim, existem alguns termos diferentes (básica, pura, fundamental), mas todos trazem o mesmo significado. Vamos entender então o que é uma pesquisa básica?

A pesquisa Básica ou Pura, é um tipo de abordagem de pesquisa que visa obter uma melhor compreensão de um tópico, fenômeno ou lei básica da natureza. Esse tipo de pesquisa é focada principalmente no avanço do conhecimento, em vez de resolver um problema específico. E tem mais…

O conceito de pesquisa básica surgiu entre o final do século XIX e o início do século XX, na tentativa de preencher lacunas existentes na utilidade social da ciência.

Normalmente, a pesquisa básica pode ser exploratória, descritiva ou explicativa; embora, em muitos casos, seja de natureza explicativa. O principal objetivo desta abordagem de pesquisa é reunir informações para melhorar a compreensão, e essas informações podem ser úteis para oferecer soluções para um problema.

Principais pontos que definem uma Pesquisa de natureza Básica / Pesquisa Pura

Conheça as características da pesquisa básica (Pesquisa Pura)

Características da pesquisa básica ou pura 

Veja a seguir quais são as principais características da pesquisa básica ou pura:

  • A pesquisa básica pura é de natureza analítica.
  • Seu objetivo é teorizar conceitos e não resolver problemas específicos.
  • Refere-se principalmente à ampliação do conhecimento e não à aplicabilidade dos resultados da pesquisa.
  • A pesquisa básica é explicativa por natureza.
  • A pesquisa básica é realizada sem focar principalmente em possíveis fins práticos.
  • Melhora o conhecimento geral e a compreensão de diferentes áreas de estudo.
Qual a importância da Pesquisa Básica?

Saiba qual a importância da Pesquisa Básica

Importância da pesquisa básica

A seguir confira qual é a importância desse tipo de método de pesquisa:

  • Aquisição de novos conhecimentos: a pesquisa básica resulta em novos conhecimentos. Ela é responsável por muitos avanços de pesquisa em diferentes áreas de estudo e é frequentemente considerada a pioneira de soluções tecnológicas e inovadoras.
  • A pesquisa básica também aprimora a compreensão de diferentes assuntos e fornece múltiplas dimensões possíveis para a interpretação desses assuntos.
  • Os resultados da pesquisa fundamental são extremamente úteis para expandir o corpo de conhecimento em diferentes disciplinas.
  • A pesquisa básica fornece a base para a pesquisa aplicada.
Pesquisa Básica Exemplos

Relação de 3 exemplos que podem ser usados em pesquisa básica / pura.

3 Exemplos de Pesquisa Básica 

A pesquisa de natureza básica pode ser realizada em diferentes áreas com o objetivo principal de ampliar a fronteira do conhecimento e desenvolver o alcance dessas áreas de estudo.

Exemplos de pesquisa básica / pura podem ser vistos em áreas da Medicina, Educação, Psicologia, tecnologia, para citar apenas alguns.

Exemplo de Pesquisa Básica em Educação 

Na educação, a pesquisa básica é usada para desenvolver teorias pedagógicas que explicam os comportamentos de ensino e aprendizagem em sala de aula. Exemplos de pesquisa básica em educação incluem o seguinte:

  • Como se dá o funcionamento do dispositivo para o processo de aquisição de linguagem em crianças?
  • Como funciona a memória retentiva humana?
  • Como os métodos de ensino afetam a concentração do aluno em sala de aula?

Exemplo de Pesquisa Básica em Ciência 

A pesquisa básica avança o conhecimento científico ajudando os pesquisadores a entender a função de moléculas e células recém-descobertas, fenômenos estranhos ou processos mal compreendidos, seus benefícios, etc.

Exemplos de pesquisa científica básica incluem:

  • Uma investigação para determinar a composição química de moléculas orgânicas.
  • Uma investigação para descobrir os componentes do DNA humano.

Exemplo de Pesquisa Básica em Psicologia 

Na psicologia, a pesquisa básica ajuda indivíduos e organizações a obter insights e uma melhor compreensão de diferentes condições.

É inteiramente teórica e permite que os psicólogos entendam melhor certos comportamentos sem fornecer soluções para esses comportamentos ou fenômenos.

Exemplos de pesquisa básica em psicologia incluem:

  • Os níveis de estresse tornam os indivíduos mais agressivos?
  • Até que ponto o consumo de cafeína afeta a concentração na sala de aula?
  • Uma investigação sobre as diferenças comportamentais entre crianças criadas por famílias separadas e crianças criadas por pais casados.
  • Até que ponto os estereótipos de gênero desencadeiam a depressão?
Veja quais são as etapas para o processo de Pesquisa Básica

Maneiras de fazer uma Pesquisa Básica

Como fazer uma pesquisa básica?  

As etapas do processo de pesquisa científica básica são as seguintes:

  • Planejamento do problema de pesquisa

O planejamento do problema de pesquisa é o primeiro capítulo de uma tese ou trabalho de pesquisa, onde se explica qual é o tema que se vai tratar e ao qual se pretende dar uma solução.

É a base de todo o trabalho de estudo e pesquisa. Porque é onde a ideia principal da pesquisa é definida, delimitada e estruturada.

  • Revisão da Literatura

A revisão da literatura consiste em detectar, obter e consultar a bibliografia e outros materiais que possam ser úteis para os fins do estudo, bem como extrair e compilar a informação relevante e necessária que diz respeito ao nosso problema de pesquisa.

  • Coleta de Dados

Técnicas e instrumentos de coleta de dados são usados ​​para coletar as informações primárias de uma investigação científica. Dessa forma, de acordo com o tipo de pesquisa, as técnicas são aplicadas e os instrumentos são escolhidos, podendo ser através de experimentos, questionários, entrevistas, observação de campo, etc.

  • Análise dos Dados

A análise de dados é a ciência responsável por examinar um conjunto de dados a fim de tirar conclusões sobre as informações, tomar decisões, ou simplesmente ampliar o conhecimento sobre diversos temas.

A análise de dados consiste em submeter os dados a operações, isto é feito de forma a obter conclusões precisas que nos ajudarão a atingir os nossos objetivos, essas operações não podem ser previamente definidas, uma vez que a coleta de dados pode revelar algumas dificuldades.

  • Reporte de resultados

Os resultados de uma investigação são parte fundamental, pois são eles que dão consistência e peso às hipóteses para validá-las. Previamente devemos conhecer a literatura científica anterior que embasa o nosso trabalho, mas não será até que tenhamos realizado a análise dos dados e sua correta redação, quando poderemos abordar a discussão e as conclusões encontradas.

  • Justificativa para o planejamento e necessidade do estudo

A justificativa é a seção do trabalho escrito da pesquisa básica que explica a importância e as razões que levaram o pesquisador a desenvolver o estudo. A justificativa explica ao leitor por que e com que finalidade o tema escolhido foi investigado.

Conclusão   

Como você pode verificar ao longo do nosso conteúdo de hoje, a pesquisa de natureza básica é um método de pesquisa importante para a ciência atual, tendo em vista que ela expõe os pesquisadores a dimensões variadas dentro de um campo de estudo.

Isso é útil, não apenas para melhorar o conhecimento e a base de conhecimento geral, mas para resolver problemas que são a preocupação da pesquisa aplicada.

Ao conduzir a pesquisa básica, o pesquisador adota um ou mais métodos observacionais qualitativos e quantitativos, incluindo estudos de caso, experimentos e observação. Esses métodos de coleta de dados ajudam o pesquisador a reunir as informações mais válidas e relevantes para a pesquisa.

O nosso conteúdo de hoje foi útil para você entender melhor o que é o método de pesquisa básica e como podemos desenvolvê-lo? Deixe o seu feedback abaixo!

O artigo Aprenda Pesquisa Básica (Pesquisa Pura) com exemplos apareceu primeiro em Aluno Expert.



Publicado primeiro em Aluno Expert https://ift.tt/LWPJVlv

quarta-feira, 16 de março de 2022

Guia Completo sobre Pesquisa Aplicada com Exemplos

Pesquisa Aplicada

Acompanhe nosso guia completo sobre Pesquisa Aplicada

Dentro dos tipos de pesquisa existe uma área chamada Pesquisa Aplicada onde, por sua natureza, o problema já deve ter sido definido e conceituado pelo pesquisador. Para este artigo, criamos um guia completo com tudo sobre o assunto, além de exemplos de pesquisa aplicada!

A pesquisa aplicada é uma ferramenta que, há centenas de anos, tem servido à humanidade para passar do conhecimento teórico à prática.

Através desta metodologia, novos conhecimentos comprovados podem ser criados em todas as áreas do pensamento.

De fato, a pesquisa aplicada se enquadra na categoria de pesquisa de acordo com o objeto de estudo, onde compartilha pesquisas básicas, analíticas e de campo.

Saiba mais!

Pesquisa Aplicada o que é?

O que vem a ser uma Pesquisa Aplicada? 

O que é Pesquisa Aplicada?

Antes de mais nada, vamos entender a definição de pesquisa aplicada?

A pesquisa aplicada é conhecida, no campo científico, por aqueles processos que buscam converter o conhecimento puro, ou seja, as teorias, em conhecimento prático e útil para a sociedade. E tem mais…

Para que isso seja possível, é necessário que o problema que a pesquisa resolve já tenha sido estabelecido e formulado pelo pesquisador.

Nesse processo, você quer dar um passo adiante para dar respostas mais específicas sobre esse evento.

O conceito de pesquisa aplicada repousa em bases de natureza epistemológica e histórica, estudando e compreendendo as bordas que compõem a complexa e dinâmica realidade social.

Epistemologicamente, essa expressão é baseada em distinções como “saber e fazer”, “conhecimento e prática”, “explicação e realidade”, “verdade e ação”. E, diferentemente da pesquisa descritiva e explicativa, possui uma estrutura metodológica, comunicacional e documental.

O que realmente é enfatizado nesse tipo de estudo é a resolução prática e tangível de determinados problemas. Seu foco está em como dar “vida” a certas práticas que foram descritas em teorias gerais.

Esse tipo de pesquisa tem muitas semelhanças com a pesquisa básica, pois depende diretamente das descobertas da pesquisa básica e se baseia nesse conhecimento.

Isso se tornou extremamente popular durante o século 20, quando a comunidade científica se concentrou em estudos para resolver problemas da vida cotidiana em nossa sociedade e controlar situações, eventos e fenômenos.

Atualmente, a pesquisa aplicada é mais produtiva e fértil. Considerando a grande união que as viradas educacionais e industriais tiveram.

Assim, a pesquisa aplicada está focada em resolver problemas de forma prática, em um determinado contexto ou, em outras palavras, busca aplicar conhecimentos de uma ou várias áreas para satisfazer necessidades.

Sabia que existem 4 Tipos utilizados para de Pesquisa Aplicada?

Aprenda mais com os tipos de Pesquisa Aplicada

Tipos de pesquisa aplicada 

Os tipos de pesquisa aplicada são:

  • Pesquisa de acordo com a extensão do estudo: Onde o censo e o estudo de caso se encontram, e grupos de pessoas são estudados e, por sua vez, as teorias são reafirmadas usando outras variáveis.
  • Pesquisa de acordo com as variáveis: Aqui estão o experimental, o quase-experimental, o simples e o complexo. Eles são usados ​​para manipular condições e ambientes, para encontrar o porquê das coisas.
  • Pesquisa de acordo com o nível de mensuração: Por exemplo, quantitativo, qualitativo, descritivo, explicativo, preditivo, entre outros.
  • Outros tipos de pesquisa: De acordo com sua localização temporária, de acordo com as fontes de pesquisa ou de acordo com as técnicas de coleta de dados.

Como você pode ver, a pesquisa tem muitas arestas e variáveis ​​que fazem com que a metodologia possa decifrar comportamentos, fatos e hipóteses, e mude de acordo com as características do evento.

Objetivo da Pesquisa Aplicada: resolver determinados problemas, focando no estudo para que seja aplicado na vida real.

Entenda qual o objetivo da Pesquisa de Natureza Aplicada

Objetivos da pesquisa aplicada

O cientista Keith Stanovich afirmou em 2007 que a pesquisa aplicada procura “prever um comportamento específico”. Podemos tomar essa afirmação e dizer que o objetivo desse tipo de pesquisa é colocar em prática o conhecimento teórico.

Agora, para quê?

Bem, a grande maioria da comunidade científica tem usado para projetar pesquisas básicas e aplicá-las na realidade para múltiplos propósitos. Seja comercial, científico, militar, educacional, entre outros.

O objetivo da pesquisa aplicada, em suma, é resolver determinados problemas ou abordagens, focando no estudo e consolidação do conhecimento para aplicá-lo na vida real.

Baseia-se em necessidades sociais que ainda não foram resolvidas, por exemplo:

  • melhorar a qualidade do ar em áreas urbanas altamente povoadas,
  • melhorar a durabilidade de um produto existente,
  • resolver um problema de produção, descobrir vacinas e muito mais.

Assim, podemos dizer que a pesquisa aplicada é o estágio intermediário entre a necessidade de um setor ou indústria e a solução ou produto inovador que ele necessita.

Pesquisa Aplicada: saiba fazer e considere usar as 3 fases

Maneiras de fazer uma Pesquisa Aplicada

Como fazer pesquisa aplicada? Observe as 3 fases! 

Com a teoria da pesquisa aplicada já definida, é hora de abordar as etapas que possibilitam que essa metodologia seja válida e produza resultados objetivos.

São 3 fases que você precisa considerar:

Primeira fase: idealização e conceituação 

Nesta fase, são realizadas as seguintes ações:

I. Escolha de um tópico

Através dos resultados da pesquisa básica, é escolhido um tema que pode ser desenvolvido na prática.

II. As questões de pesquisa são levantadas

Devem ser formulados de forma precisa e clara, de tal forma que não haja possibilidade de ambiguidade quanto ao resultado esperado.

III. Verificação de antecedentes

Investigações anteriores vazias de conhecimento são usadas para avançar no processo.

IV. Declaração de uma hipótese

Para que uma hipótese seja válida, ela deve atender aos seguintes requisitos:

  • Refere-se a uma situação real.
  • As variáveis ​​devem ser compreensíveis e concretas.
  • A relação entre as variáveis ​​na hipótese deve ser plausível.
  • Deve ser observável e mensurável.
  • Deve estar relacionado com as técnicas disponíveis a serem testadas.

A partir disso, todo o trabalho seguinte sairá.

V. Desenho da metodologia e ações

Conjunto de métodos usados ​​para coletar e analisar as variáveis ​​que resultam em um trabalho de pesquisa. Ou seja, a estrutura que é criada para encontrar as respostas para as perguntas.

Segunda fase: execução 

Estas ações são aplicadas nesta fase:

Validação da hipótese

Por meio do desenho de metodologias e ações de pesquisa, os resultados são contrastados com as hipóteses para determinar se são mantidos ou descartados. Normalmente, para validar uma hipótese você precisa de 3 passos:

  1. Um experimento.
  2. Procedimento ex-post-facto para investigar um fenômeno que ocorreu.
  3. Observação, técnica fundamental da investigação científica.

Uma vez que os dados são obtidos, eles são analisados ​​e tratados da seguinte forma:

I. Depuração: para lidar com situações mecanizadas.

Organização: onde todos os sistemas são categorizados e distribuídos para simplificar o tratamento ou transformar para uma análise superior.

II. Desenvolvimento de soluções com base na metodologia

O objetivo da pesquisa aplicada é desenvolver novos procedimentos e produtos que simplifiquem a vida das pessoas.

Nesta fase, eles se concentram em aplicar os resultados das verificações para formar novas e melhores soluções.

III. Análise de resultados e conclusões

Terceira fase: resultados da pesquisa e transferência 

As fases da pesquisa aplicada são concluídas da seguinte forma:

I. Os resultados da pesquisa (RP) são revisados

Como parte final do processo, o(s) investigador(es) deve(m) revisar, cotejar e estudar os dados obtidos, para garantir a total objetividade da análise e a corroboração da hipótese inicial.

II. Análise os usos e mecanismos potenciais

Por fim, a equipe ou o cientista deve fazer um relatório detalhado onde se concluem as intenções do estudo, o referencial teórico utilizado, a metodologia e os resultados.

Neste relatório devem constar as diversas potencialidades de transferência do novo modelo, produto ou conceito, devendo ser definidos os mecanismos de marketing, proteção intelectual, publicações, entre outros.

Por meio dessas 3 fases, um processo de pesquisa aplicada pode ser efetivamente realizado com diferentes finalidades, sejam educacionais, comerciais, de desenvolvimento e muito mais.

Pesquisa Aplicada Exemplos

Conheça alguns exemplos de Pesquisa Aplicada

Exemplos de pesquisa aplicada 

Separamos alguns exemplos que falam em pesquisa aplicada que talvez lhe sirvam de base para aprofundar ainda mais em seus estudos. No link abaixo, você pode encontrar trabalhos que analisam a pesquisa aplicada.

Gostou do nosso conteúdo? Já trabalhou com este tipo de pesquisa? Deixe seu feedback!

Considere deixar seu comentário e compartilhar em sua rede social favorita. Ajude a divulgar nossos artigos.

Aprenda mais com nossos outros artigos:

O artigo Guia Completo sobre Pesquisa Aplicada com Exemplos apareceu primeiro em Aluno Expert.



Publicado primeiro em Aluno Expert https://ift.tt/op4Bmru